202404190530

Notícias

Crescimento e desenvolvimento craniofacial e sua influência nas decisões clínicas é tema de palestra, na Uniara

Publicado em: 20/03/2019

O professor da University of Texas Health Science Center at Houston - School of Dentistry, Helder Baldi Jacob, ministrou a palestra “Crescimento e desenvolvimento craniofacial e sua influência nas decisões clínicas” nesta quarta-feira, dia 20 de março, na unidade IV da Universidade de Araraquara – Uniara.

A atividade foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação - PPG em Ciências Odontológicas da instituição. “Foi muito importante a presença do professor Helder, que tem know-how sobre desenho de pesquisas, conhecimento clínico e muitas publicações realizadas. Tivemos uma aula sobre crescimento facial, sendo que ele faz parte de um grupo de pesquisa que talvez seja o que mais publicou conteúdos sobre o assunto na área da odontologia no mundo”, destaca o coordenador do PPG, Rogério Margonar, que menciona que o convidado “trouxe esse conhecimento não somente para nossos alunos, mas para toda a comunidade da odontologia brasileira”.

Jacob conta que, em sua explanação, o objetivo foi fazer com que o público conseguisse “reconhecer o bom e o mau crescedor, entender como o Surto de Crescimento Puberal – SCP pode afetar o crescimento ósseo da face, compreender como potencializar efeitos ortopédicos e evitar efeitos colaterais de alguns aparelhos funcionais, e também ter uma visão do crescimento craniofacial em adultos para um melhor planejamento de reabilitação oral”.

Na última segunda-feira, dia 18 de março, o palestrante ministrou a aula inaugural do PPG, intitulada “Entendendo a metodologia e desenho da pesquisa clínica: guia prático e princípios de elaboração, e noções básicas de bioestatística”. “A intenção foi falar sobre a elaboração de pesquisas com a abordagem das várias etapas de sua construção, desde a formatação da questão até como escrever um artigo, seja em português ou utilizando dicas de como escrever em inglês”, finaliza Jacob.

Informações sobre o PPG em Ciências Odontológicas da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg/ciencias-odontologicas ou também pelo telefone (16) 3301-7408.

 

Sobre o convidado

Possui graduação em Odontologia (1994), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Ciências Odontológicas, na área de Concentração em Ortodontia, pela Faculdade de Odontologia de Araraquara da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp. Atualmente está fazendo pós-doutorado na Texas A&M University Baylor College of Dentistry, em Dallas, nos Estados Unidos. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia e Ortopedia Facial, atuando nos seguintes temas: biomecânica, crescimento craniofacial, cefalometria, uso de miniparafusos em tratamento de pacientes ortodônticos hiperdivergentes e bioestatística.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI