202404190451

Notícias

Pesquisador da Uniara é coautor de artigo cujo dispositivo poderia ter aplicação no tratamento de câncer de pele

Publicado em: 19/02/2019

O pesquisador do Grupo de Pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane Barud, é um dos coautores do artigo “Transparent bacterial cellulose nanocomposites used as substract for organic light-emitting diodes”, que será publicado no Journal of Materials Science: Materials in Electronics.

“É um trabalho que envolve a celulose bacteriana. Uma aplicação seria no tratamento de câncer de pele, por meio de uma técnica chamada de terapia fotodinâmica. Nela, temos um OLED que construímos na pesquisa, que é um diodo orgânico emissor de luz – um dispositivo condutor que emite luz por meio da eletroluminescência. Essa luz reage com uma molécula que libera oxigênio singleto. Esse oxigênio pode acelerar o processo de cura desse tipo de câncer”, explica Barud.

Com OLEDs de celulose bacteriana, existe também a ideia de se fazer telas flexíveis, segundo ele. “O futuro é agora, os celulares serão dobráveis e as telas de computador serão conformáveis. Há uma corrida mundial no sentido de substituir o vidro por polímeros, para deixar o material mais flexível e aumentar seu ângulo de visão – isso poderia ser usado como papel/livro eletrônico, por exemplo”, aponta.

Para isso, o docente menciona que “o que foi feito foi deixar a celulose bacteriana mais transparente – ela pura não é assim”. “Recobrimos esse material com um híbrido orgânico e inorgânico, que deixou a celulose tão transparente quanto o vidro. Em seguida, usamos o OLED construído e passamos a ter um substrato flexível à base de celulose”, detalha.

O caráter multidisciplinar do trabalho é enfatizado pelo professor. “Ele envolve docentes da USP de Ribeirão Preto, da Unesp de Araraquara e da Universidade Federal de Juiz de Fora, além de químicos e físicos. Isso coloca a Uniara em um circuito juntamente com outras universidades de prestígio internacional”, destaca.

Além de Barud, os outros coautores são: Cristiano Legnani, José Caiut, Vanessa Calil, Indhira Maciel, Welber Quirino, Sidney Ribeiro e Marco Cremona.

Informações sobre o Grupo de Pesquisa em BioPolMat da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI