202403290748

Notícias

A valorização da profissão de contador nas empresas

Publicado em: 07/02/2019

Atualmente o contabilista tem um campo de trabalho eclético, mas basicamente centrado nas empresas, de acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Araraquara – Uniara, Ricardo Bonotto, que destaca que o profissional é “extremamente valorizado e procurado, visto que, pela legislação brasileira, toda empresa precisa necessariamente ter um contador responsável”.

“Isso é interessante porque gera emprego. Se pensarmos nos números de Araraquara, temos cerca de seis mil registros no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ, ou seja, cada um precisará de um contador, sendo que ele pode ser responsável por várias empresas. Quanto maiores o crescimento econômico e o número de aberturas de companhias, mais fértil é o mercado para o profissional trabalhar”, explica o docente.

Um nicho crescente na carreira, segundo ele, “é devido à reforma trabalhista, aprovada em 2017, quando permitiu a terceirização de uma série de atividades dentro da empresa”. “Esse processo pode ser muito útil para o contador porque, de certo modo, as grandes companhias, que mantinham departamentos de contabilidade verticalizados, passam a ter maior possibilidade, respaldadas pela lei trabalhista, de contratarem escritórios ou contadores que tenham CNPJ”, destaca.

As perícias contábeis são outro nicho interessante, na opinião de Bonotto. “Há inúmeras disputas judiciais, principalmente de solução de sociedades, e o juiz sempre demanda que um cientista contábil faça o balanço da empresa para verificar seus valores – o quanto ela vale - para fazer a distribuição. É uma auditoria feita para ver se a companhia está dentro dos padrões legais e, para isso, o contador precisa se cadastrar e ser indicado por um juiz para atuar nas questões de disputas judiciais”, detalha.

 

O diferencial do curso de Ciências Contábeis da Uniara

“Nosso curso tem uma vertente muito forte voltada ao empreendedorismo. Procuramos juntar as expertises de cinquenta anos da graduação de Administração, e de mais de quarenta anos do curso de Economia, e trabalhamos bastante a parte de gestão em Ciências Contábeis”, conta Bonotto.

O coordenador ressalta que, no âmbito econômico, “temos a análise de cenários e tendências, deixando nosso aluno antenado em relação às situações macro e microeconômica do Brasil, além de oferecermos todas as disciplinas-tronco do curso”. “Trabalhando em uma linha transversal nessas três graduações, temos o fomento ao empreendedorismo, que também já está no ‘DNA’ de nossas disciplinas de Gestão e Negócios. O contador precisa apresentar algum diferencial – e trabalhamos muito isso na Uniara – para que agregue cada vez mais valor à sua atividade”, finaliza.

Outras informações sobre o curso de Ciências Contábeis da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/cienciascontabeis ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI