202404190524

Notícias

Pró-reitor e docentes da Uniara têm artigo publicado em renomada revista científica

Publicado em: 23/01/2019

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade de Araraquara - Uniara, Ricardo Arruda Mauro, e os professores da instituição, Janaína Florinda Ferri Cintrão, José Eduardo Melhen e Edmundo Alves de Oliveira tiveram o artigo “Dimensões do desenvolvimento territorial e políticas públicas: perspectivas e desafios a partir da Constituição Federal de 1988” publicado na “Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS”. O conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente no link https://goo.gl/krXDVN.

“O objetivo foi discutir o desenvolvimento territorial e seus desdobramentos do ponto de vista da implementação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade”, explica Mauro.

Ele comenta que, por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se debater a evolução do conceito de desenvolvimento territorial “desde a alteração entre desenvolvimento e crescimento até as particularidades que envolvem o conceito de território aliado às dimensões dessa abordagem - ambiental, econômica, político-institucional e sociocultural”. “Além disso, foram destacados a importância do conceito de sustentabilidade para o desenvolvimento territorial, o espectro estratégico - planejamento e objetivos -, as políticas públicas voltadas a esse desenvolvimento com ênfase na Constituição Federal de 1988 e seus desafios”, completa.

Contudo, segundo Mauro, “considera-se importante não perder de vista que, nada obstante, a Constituição Federal de 1988 tenha estabelecido, em termos programáticos, um desenvolvimento equilibrado em âmbito nacional, com redução das desigualdades no âmbito regional”. “Os entes federados podem – e devem –, por meio de políticas públicas, buscar seu desenvolvimento próprio, a fim de diminuir as desigualdades sociais”, ressalta.

Janaína aponta que a discussão abordada no artigo “não é fácil”. “Quando conseguimos relacionar o desenvolvimento territorial com a Constituição Federal de 1988, mesmo sendo um artigo de revisão bibliográfica, podemos visualizar mais claramente a realidade. Acredito que a relevância social do estudo está no fato de que ele trata de uma discussão em duas áreas – desenvolvimento territorial, mais para os lados econômico e ambiental, e a jurídica”, comenta.

“Gostaria de destacar que sou a orientadora do trabalho, e o artigo é parte de um dos capítulos da tese de Ricardo. Os professores Edmundo e José Eduardo foram convidados para nos ajudarem na discussão, uma vez que atuam na área jurídica, e eu gostaria de mencionar também que o professor Edmundo foi muito importante na elaboração do artigo e na própria publicação”, declara a professora.

A docente está satisfeita com a conquista. “Essa revista tem um qualis muito bom, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que é o órgão que classifica a qualidade e a competência das revistas científicas”, finaliza.

Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI