202403290346

Notícias

Aluna de Direito da Uniara analisa relação entre educação e criminalidade

Publicado em: 18/01/2019

O estudo “Educação e criminalidade. Há uma relação?”, da aluna do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, Talitha Passos de Lima Wormhoudt, recebeu um dos prêmios, na categoria “Relevância social do tema”, do “XIII Congresso de Iniciação Científica” da instituição, em premiação realizada em dezembro, na unidade I da universidade.

“A violência e a criminalidade são relevantes problemas enfrentados pela sociedade brasileira, o que atrai os olhares do meio acadêmico, que vem se dedicando a encontrar maneiras de reduzir esses índices. Um dos pilares apontados em recentes pesquisas acerca da análise econômica da criminalidade, que seria capaz de influenciar na redução da criminalidade, é a educação”, afirma Talitha.

Ela menciona que pesquisas recentes indicam uma relação entre investimentos em educação e a redução nos índices de criminalidade, “considerando ser a escola um meio de transmissão de valores morais aos estudantes, o que seria uma forma de desencorajar o cometimento de crimes”. “Além disso, quanto menor a escolaridade, maior a propensão a correr riscos, já que a profissão lícita lhes traz uma remuneração menor que a atividade ilícita”, completa.

O objetivo de seu trabalho, segundo a estudante, foi realizar uma revisão bibliográfica dos estudos já realizados na área, “para verificar se há ou não consenso na literatura especializada acerca da premissa adotada, e relacionar isso com os dados de educação e criminalidade em cinco cidades de mesmo porte e região geográfica”. “Foram coletados e analisados dados do investimento efetuado em educação e o índice de criminalidade nas cidades de Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Limeira e Americana, no período de 2012 a 2016”, detalha.

Como conclusões da pesquisa, Talitha aponta que, segundo a literatura analisada, há uma relação direta entre educação e redução da criminalidade. “É necessária uma estrutura estatal que proporcione melhoras em todos os aspectos, sejam eles econômicos, culturais ou sociais, para que se consiga uma sociedade mais justa, igualitária e com menos crimes”, diz.

Outro ponto mencionado pela aluna é que, das cinco cidades analisadas, Araraquara tem o menor Produto Interno Bruto - PIB per capita em todos os anos. “O aspecto mais intrigante reside no fato de a cidade menos favorecida economicamente ser a que mais investe em educação e a que apresenta o menor índice de crimes”, observa.

Talitha comenta que em todas as cidades, quando houve maior investimento em educação, houve também uma redução na criminalidade. “Foram testados também os impactos da alteração de indicadores socioeconômicos, como percentual de população ocupada e alteração no PIB, e não houve essa mesma relação”, destaca.

A estudante ressalta a relevância social de seu estudo ao colocar que a criminalidade pode ser considerada um dos maiores problemas da sociedade brasileira, “tanto pela sensação de insegurança permanente que está presente na vida dos cidadãos, quanto pelo custo decorrente desse processo, que é sentido pelo agressor e pelo agredido”. “O agredido sofre a dor física e/ou perda material, além de muitas vezes perder sua capacidade laboral, e o agressor sofre a privação de liberdade, o que gera custos de manutenção para o governo, que tem de manter a estrutura judiciária e prisional”, finaliza.

O trabalho de Talitha foi orientado pelo professor Manoel Ilson Cordeiro Rocha. “Ela é muito aplicada, e desenvolveu um projeto sério e bem feito, com uma pesquisa de campo adequada e de conteúdo bem delimitado”, declara.

Informações sobre o curso de Direito da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI