202403291123

Notícias

Alunos de Farmácia da Uniara desenvolvem cartilhas instrutivas para auxílio à população

Publicado em: 17/01/2019

Alunos do segundo ano do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, que fazem o Estágio Supervisionado em Saúde Pública, desenvolveram cartilhas instrutivas para auxílio à população que realiza seus tratamentos e retira seus medicamentos por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. A atividade foi coordenada pela professora Patrícia Sigilló Mazzoni Bernardi.

“Os focos são ensinar e orientar a comunidade sobre o uso correto dos medicamentos, e falar da importância do farmacêutico e da procura por esse profissional por parte dos pacientes, para orientação e relato de qualquer reação adversa ao tomar um medicamento”, explica a docente.

Entre os temas trabalhados, ela menciona o “Uso Racional de Medicamentos”, “A importância do uso correto de antibióticos”, o “Uso correto de medicamentos controlados da Portaria 344/98” e “Qual o papel do farmacêutico no SUS”.

As cópias das cartilhas, de acordo com a professora, são entregues às farmácias do SUS onde os alunos estagiam e, posteriormente, distribuídas conforme as demandas. “A distribuição também é feita durante a ‘Semana da Conscientização do Uso Correto de Medicamentos’, promovida pela Prefeitura Municipal”, completa.

Patrícia comenta que desenvolver as cartilhas proporciona uma experiência muito rica durante o estágio, “pois os alunos entram em contato direto com a população e enxergam a real necessidade do profissional e as dificuldades de adesão, muitas vezes, ao tratamento”. “Com isso, os estudantes desenvolvem esse material para o paciente e/ou para familiares que cuidam dele, para situações em que, na dúvida, possam ter e seguir uma orientação em casa”, finaliza.

Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI