Publicado em: 19/12/2018
A aluna do curso de pós-graduação a distância “Novas tecnologias na educação” da Universidade de Araraquara - Uniara, Gardenya da Silva Felix, é coautora do artigo “A Flexible Professional Development Program for International Instructors and its Suitability for a Brazilian Context” (Um Programa Flexível de Desenvolvimento Profissional Voltado a Instrutores Internacionais e a sua Adequação ao Contexto Brasileiro), publicado recentemente na revista “Electronic International Journal of Education, Arts, and Science – EIJEAS”, dos Estados Unidos. O conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://goo.gl/FaU1Sn.
“O artigo trata de uma proposta de adequação à realidade educacional brasileira de um programa de formação de instrutores/professores estrangeiros já existente na Texas A&M University, nos Estados Unidos. Esse programa originalmente visa a treinar os instrutores estrangeiros em inglês e nas particularidades da cultura estadunidense, possibilitando que haja o menor impacto possível na adaptação desses profissionais que, muitas vezes, são também alunos de mestrado ou doutorado. Nossa proposta é adequar esse modelo às especificidades do ensino superior no Brasil”, explica Gardenya.
Ela destaca que a relevância social da pesquisa está em “proporcionar uma troca de experiências profissionais e culturais entre alunos e instrutores, de forma a minimizar possíveis impactos advindos das diferenças na língua e nos costumes”.
A pós-graduação da Uniara, segundo a aluna, permitiu que ela refletisse sobre a importância da formação continuada de professores, “possibilitando traçar um paralelo entre a realidade norte americana e a brasileira nessa área”.
A professora-tutora do curso “Novas tecnologias na educação”, Adriana Bellotti, acompanhou Gardenya no módulo de metodologia. “Fiquei muito feliz”, comenta a estudante, que agradece as dicas e o apoio da docente.
Adriana, por sua vez, detalha que, durante o desenvolvimento do artigo, a aluna demonstrou muito interesse em pesquisas após o término do módulo. “Ela perguntou quais eram os caminhos possíveis para publicações, e minha participação foi nesse sentido, de orientá-la sobre como buscar isso, de modo que Gardenya contribuiu com o artigo com os conhecimentos adquiridos na metodologia, visto que a seleção para uma revista como essa é muito criteriosa, principalmente devido essas questões metodológicas, que são o coração da pesquisa”, diz.
A coordenadora do curso, Mônica Pereira, não esconde a alegria pela conquista de Gardenya. “É uma satisfação muito grande participar e poder, de certo modo, contribuir com sua trajetória acadêmica. A ideia é valorizar a conquista da aluna e incentivar os demais estudantes a publicarem trabalhos, e a se interessarem, cada vez mais, pela produção acadêmica, com a busca por novos conhecimentos e o aprimoramento na formação. Estamos orgulhosos”, finaliza.
Os outros autores do artigo são Ginessa Payne, Brandon Cooper, Xueyan Hu e Bruno Figueiredo.
Informações sobre os cursos de pós-graduação a distância da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/uniaraonline ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI