202403290954

Notícias

Trabalho de aluno de Engenharia Civil da Uniara é premiado em primeiro lugar em congresso de iniciação científica

Publicado em: 14/12/2018

Em novembro, o trabalho do estudante do quinto ano do curso de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara – Uniara, Vitor Hugo Barbeiro, recebeu o prêmio de primeiro lugar, na área de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas, no “19º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa Unaerp - Conic”, em Ribeirão Preto. A estudo, intitulado “Análise da ligação viga-pilar em estruturas de concreto pré-moldado”, foi orientado pelo professor José Eduardo Quaresma.

“Foi uma experiência gratificante. O artigo foi elaborado com o intuito de ser o começo para uma pesquisa futura. Então, obtendo essa premiação, é inexplicável o desejo enorme de continua-la em breve”, declara Barbeiro, ressaltando que tudo foi feito “sempre com ajuda de meu orientador”.

O aluno explica que o conteúdo, “realizado como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, trata da ligação do apoio da viga no pilar, abrangendo diferentes tipos de interações que podem ocorrer, e qual a finalidade de cada tipo de ligação”. “Pensei no tema porque trabalho em uma indústria de estruturas pré-moldadas. Sempre que fazemos algo, buscamos o melhor, mas não esperava que fosse o primeiro colocado entre inúmeros artigos e painéis apresentados”, comenta.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, Osmar Barros Junior, a premiação “é uma satisfação e uma sensação de dever cumprido”. “Quando nos propomos a fazer algo, queremos que seja executado da melhor maneira, e colher esses frutos indica que fizemos nossa parte. Esse congresso é um evento de peso na área, e está em sua décima nona edição. Para a Uniara, trabalhos publicados por alunos e professores mostra a vocação para a pesquisa. Sinto muito orgulho por acompanhar isso”, finaliza.

Informações sobre o curso de Engenharia Civil da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI