202404190404

Notícias

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Uniara apresenta trabalhos no X Congresso da ALASRU

Publicado em: 05/12/2018

A coordenadora e o professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante e Henrique Carmona Duval, respectivamente, apresentaram trabalhos no congresso internacional “Ruralidades en América Latina: convergencias, disputas y alternativas en el siglo XXI”, promovido pela Asociación Latinoamericana de Sociología Rural – ALASRU. O evento foi realizado entre os dias 25 e 30 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai.

Vera apresentou o trabalho de sua orientanda no doutorado, Daiane Roncato Cardozo, intitulado “Saúde pública em assentamentos rurais brasileiros: a invisibilidade do olhar para o campo pela gestão local”, no dia 28. O objetivo do estudo foi, segundo a coordenadora, “discutir a infraestrutura de saúde pública existente nos assentamentos, os bloqueios expressos na falta de médicos especialistas, na ausência de equipamentos adequados para atendimento e nas perspectivas de mudança decorrentes de gestões públicas municipais diferenciadas”.

Como conclusão, ela cita que, “apesar das melhorias nas condições de vida dessa população por meio da criação de políticas e programas, ainda há bloqueios que persistem, independente do território de abrangência”. “Isso demanda uma intensificação de esforços no acesso às políticas públicas de saúde e sua articulação com outras, de forma mais efetiva e com qualidade, principalmente em vista das frequentes irregularidades apontadas nos trabalhos pesquisados e nas entrevistas com os agentes comunitários - equipamentos, atendimento, doenças, recursos, infraestrutura, atuação dos agentes públicos, habitação, estradas, transportes, lazer, meio ambiente, diferenças e relações de conflitos”, ressalta.

Vera comenta que o congresso da ALASRU teve como tema geral “Ruralidades na América Latina: convergências, disputas y alternativas no século XXI”. “A discussão do trabalho foi inserida em um dos eixos do Congresso referente às temáticas de soberania alimentar, dos projetos ambientais e de saúde coletiva”.

Já Duval apresentou o trabalho “Pesquisa-Ação e Feiras Agroecológicas: resultados para além da dualidade rural-urbano”, produzido em conjunto com Vera, Ana Helena Lopes dos Santos, da FVG, e Cesar Giordano Gêmero, também da Uniara, no dia 26.

“O estudo descreve e analisa a formação do Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia - NEEA da Uniara, e uma de suas frentes de trabalho, a constituição da feira de alimentos saudáveis. Esta frente consiste na criação e manutenção de Organizações de Controle Social -OCS, que são formas participativas de certificação e conformidade de produtos agrícolas orgânicos, e também em criar um espaço para comercialização da produção”, explica.

Segundo ele, o trabalho mostra a relevância da atuação do Núcleo para o avanço da agroecologia na região “e, sobretudo, das metodologias participativas para o trabalho de pesquisa e extensão da universidade na relação com a sociedade civil – produtores e consumidores da feira”.

“Trata-se da primeira feira com um perfil agroecológico e com produtores que estão certificados de forma participativa na região. Atualmente, os consumidores urbanos têm a possibilidade de adquirir orgânicos e produção local em uma feira que também se torna um espaço de sociabilidade e confiança entre produtores e consumidores. Ajuda a crescer a produção e o consumo de produtos orgânicos”, completa Duval.

O docente conta que a apresentação no congresso da ALASRU “foi em uma sessão de trabalhos com experiências semelhantes de atuação das universidades na pesquisa e na extensão, bem como trabalhos de análise de feiras como espaços de comercialização da produção agroecológica”. “O trabalho se destacou pelo fato de a Uniara possuir uma experiência que está contribuindo para este movimento crescer”, relata.

A coordenadora está orgulhosa, pois “a Uniara foi uma das poucas universidades em que participaram dois professores, um doutor - membro do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural - NUPEDOR e um doutorando do PPG-DTMA, incluindo o docente Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, o qual apresentou dois trabalhos, um sendo no grupo ‘Políticas públicas y desarrollo rural’ e outro no grupo ‘’Seguridade alimentaria, soberania alimentaria y globalización’.

Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o evento da ALASRU estão disponíveis no link alasru.org/index.php/congresos.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI