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Trabalhos de alunos de Publicidade da Uniara estão no shortlist do Festgraf

Publicado em: 28/11/2018

Cinco trabalhos desenvolvidos por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara estão no shortlist, na categoria “Universitário”, do Festgraf, promovido pela Associação de Profissionais de Propaganda - APP de Ribeirão Preto. A premiação será realizada nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, às 20h, no Centro de Convenções Ribeirão Preto (rua Bernardino de Campos, 999, no Centro).

Leticia Mistieri Moreira Cesar é a responsável pela “Campanha para a Conscientização do Assédio” (https://goo.gl/mNED8W). A ideia do trabalho, segundo ela, foi “colocar o público como assediador ao interagir com a peça, fazendo-o refletir sobre as situações que a mulher enfrenta no seu dia a dia”. “A expectativa para a premiação é grande. Estou muito feliz por ter sido selecionada, já é algo muito bom”, comenta.

Já a peça “Apareça” (https://goo.gl/dXJMyq) foi desenvolvida por Ricardo Patrick Ferreira. “A intenção foi criar um anúncio, para revista, que incentive as pessoas a realizarem denúncias de racismo. Dessa forma, foi criado um trabalho com background e ilustrações em preto, que gera uma certa dificuldade de visualização, fazendo referência ao racismo que a sociedade tenta ocultar, mas que continua existindo. A extensão da campanha pode ser vista no www.instagram.com/campanha_apareca”, completa.

O estudante lembra que a arte indicada “pertence à extensão de uma campanha criada para o meio online, e que já foi premiada com bronze no FestDigital 2018”. “Com isso, é meu quinto trabalho indicado a prêmios neste ano, sendo que pode ser o terceiro premiado”, alegra-se.

Duas peças de Leticia Raquel Faria Marques, “Sou contra a corrupção, mas...” (https://goo.gl/5HMYEk) e “Até onde seguir padrões?” (https://goo.gl/VqHeqD) também concorrem no Festgraf.

Para falar sobre a primeira, um outdoor sequencial, ela faz questão de definir o que é corrupção. “É o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros, por meios considerados ilegais ou ilícitos; suborno, desvirtuamento de hábitos; devassidão de costumes. A campanha tem o intuito de mostrar que a corrupção, todavia, não é apenas no cenário político. No dia a dia de cada brasileiro, existem situações que colocam em desafio a honestidade e o caráter de cada cidadão”, diz.

Já seu segundo anúncio sequencial teve por objetivo, segundo a aluna, “conscientizar e desmistificar o padrão de beleza, pelo qual muitos sacrificam sua saúde e sua vida para serem aceitos e rotulados”. “É preciso conscientizar todos a serem aceitos do jeito que são. O sequencial faz referência a problemas reais de pessoas que sofrem para serem aceitas e buscam maneiras drásticas para serem rotuladas de ‘perfeitas’”, detalha.

As expectativas para a premiação do Festgraf dão um “frio na barriga”, de acordo com Letícia. “Vi vários projetos com muita qualidade, inclusive dos amigos selecionados. É preciso ter pensamento positivo sempre, e é uma honra estar entre os melhores do interior de São Paulo. Agora é hora de torcer”, declara.

A última peça concorrente é “O pior cego é o que não quer ver” (https://goo.gl/qoJkHe), de Gustavo Gibelli Benedicto. “A inspiração surgiu a partir de uma notícia que vi em julho, dizendo que, a partir do dia 1º de agosto, entraríamos em déficit em relação aos recursos naturais da Terra, ou seja, desde aquele dia, estamos consumindo mais do que o planeta pode se renovar em um período de um ano. Isso me fez refletir, e eu queria passar isso para as pessoas. É uma reflexão sobre o caminho que estamos trilhando usando esses recursos sem colocar a mão na consciência, quando devemos buscar novas formas de continuar produzindo, de maneiras sustentáveis, ao invés, por exemplo, de desmatar a Amazônia, como foi mostrado na peça, no caso. Devemos pensar conscientemente quando se fala em uso de recursos naturais”, ressalta.

O estudante se diz feliz por estar no shortlist do Festgraf. “Isso foi graças à universidade, visto que nosso corpo docente sempre nos incentiva a ‘pensar fora da caixa’ e a nos inscrever em eventos assim. Estamos concorrendo com cinco peças, o que é um número significativo. Estou bastante animado e ansioso”, comenta.

A professora do curso de Publicidade e Propaganda da Uniara, Grace Lis Proença Meireles Barreto Porto, ressalta que as peças são “frutos de trabalhos bem realizados e de muito esforço dos alunos”. “Ideias conscientes e coerentes bem executadas”, diz.

Para o professor da graduação, Luis Paulo de Campos, “é um grande prazer receber a notícia sobre os alunos concorrentes”. “Os trabalhos têm excelente qualidade. O Festgraf tem um jurado específico, que julga mercado, e isso mostra que estamos de acordo com o que ele está demandando”, aponta.

A coordenadora do curso, Eduarda Escila Ferreira Lopes, está orgulhosa dos estudantes. “Inscrevemos nove trabalhos, dos quais cinco foram classificados. É gratificante para a coordenação e para o corpo docente ver que os alunos estão se dedicando tanto a uma produção bem feita, que corresponda à realidade do mercado”, alegra-se.

Detalhes sobre o Festgraf estão disponíveis no endereço www.festgraf.com.br. Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

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