202404191738

Notícias

Mestrando em Biotecnologia da Uniara apresenta estudo em evento internacional

Publicado em: 23/11/2018

O mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB/MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriel Davi Marena, apresentou o trabalho “Potencial atividade do extrato de Myrcia bella incorporado em sistema lipídico nanoestruturado contra Candida glabrata” no “XXIV Congresso Latinoamericano de Microbiologia”, realizado entre os dias 14 e 16 de novembro, em Santiago, no Chile. A pesquisa foi orientada pela professora Flávia Aparecida Resende Nogueira e coorientada pela docente Tais Maria Bauab.

“O objetivo do estudo foi avaliar a atividade antifúngica de folhas da planta Myrcia bella incorporadas em uma microemulsão, o que possibilita a liberação de fármacos para que o produto ativo tenha uma melhor ação. Contudo, nesse trabalho, podemos concluir que a incorporação do extrato de M. bella foi capaz de potencializar sua atividade biológica, enfatizando a importância do uso da nanotecnologia como uma estratégia no controle de infecções causadas pelo fungo Candida glabrata – causador da candidíase -, associado ao uso de produtos”, explica Marena.

Para contextualizar, ele aponta que a utilização de produtos provenientes da natureza, como plantas medicinais, são utilizadas no mundo pela população, por hábito ou necessidade, como uma alternativa de prevenção ou tratamentos de enfermidades. “A candidíase é um problema de saúde pública e, entre as principais espécies causadoras, podemos destacar a C. glabrata, comensal da cavidade oral e intestinal, mas que está relacionada a infecções sistêmicas e hospitalares. A M. bella, conhecida popularmente como ‘Pedra Hume Cá’, é uma planta medicinal cuja utilização é capaz de beneficiar a saúde por meio de prevenção ao diabetes e a hemorragias”, detalha.

Na maioria dos casos, no entanto, essa terapia parte, de acordo com o estudante, de um tratamento empírico, “ou seja, não há comprovação científica dessas plantas utilizadas pela população”. “Contudo, sua utilização pode ser prejudicial, uma vez que esses produtos podem apresentar efeitos tóxicos ao organismo, causando efeitos adversos. Assim, uma alternativa para o aprimoramento de diversos parâmetros, como biodisponibilidade e toxicidade, é a incorporação do extrato em um sistema nanotecnológico – a microemulsão, por exemplo”, destaca.

Marena enfatiza que o trabalho “fornece um suporte às propriedades antifúngicas contra a C. glabrata, uma levedura que ocasiona graves infecções por todo o mundo, contribuindo, assim, na busca de novas vias de tratamento contra esse microrganismo por fontes naturais”. “Entretanto, estudos toxicológicos e farmacológicos estão sendo realizados para complementar os resultados desse projeto, afim de garantirmos o bem-estar da população com o seu uso de forma segura e saudável”, diz.

Flávia, que orientou a pesquisa, está orgulhosa pela apresentação do aluno no Chile. “O que percebi foi uma evolução de Gabriel, no sentido de amadurecer durante todo esse processo. Ele nunca havia frequentado um evento científico, mas levou o nome da Uniara para um congresso de grande porte. É muito gratificante ver que o estudante adquiriu uma paixão pela pesquisa científica, sendo que procuramos desenvolver esse despertar para a ciência. Fico feliz por acompanhar isso e ver como a Uniara está crescendo nas pesquisas na área de Biotecnologia. Senti orgulho por saber que estamos formando bons profissionais, que realmente vestem a camisa da universidade e levam o nome da instituição para fora”, declara.

Marena menciona que o trabalho foi realizado em colaboração com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara - FCFAR da Unesp, e que contou com os colaboradores Luiz Leonardo Saldanha, Matheus Aparecido dos Santos Ramos, Patrícia Bento da Silva, Anne Lígia Dokkedal Bosqueiro e Marlus Chorilli.

Informações sobre o PPGB/MRQM da Uniara podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI