202404260959

Notícias

Doutorando do PPGB/MRQM faz estágio sanduíche na Universidade do País Basco, na Espanha

Publicado em: 21/11/2018

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB/MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Lorenzo Golvêa Machado, fará um estágio sanduíche na Escuela de Ingeniería de Gipuzkoa (Escola de Engenharia de Gipuzkoa) da Universidad del País Vasco – UPV (Universidade do País Basco), na Espanha, orientado pela professora Agnieszka Tercjak.

“O estágio sanduíche é uma modalidade de doutorado na qual universidades firmam contratos de colaboração e parceria para a realização de um projeto ou uma pesquisa de um mestrando ou doutorando. Irei atuar na área de biomateriais poliméricos, executando funcionalizações químicas para otimizar a biocompatibilidade desses materiais”, explica Machado.

Ele conta que, com a experiência, espera aprender sobre uma nova cultura. “O País Basco possui identidade própria e uma forma muito peculiar de se viver. Também anseio por aprender novos processos de trabalho e realizar contatos profissionais diversos. A finalidade dessa empreitada é otimizar a pesquisa que estou realizando há dois anos e meio, agregando técnicas que possam enriquecer a tese do meu doutorado”, esclarece.

Como doutorando do PPGB/MRQM, ele afirma que o curso de Biotecnologia da Uniara foi uma “grata surpresa”. “O doutorado conta com uma equipe muito solícita e prestativa. Liderados pelo professor André Capaldo Amaral, sempre se dispuseram a ajudar e a facilitar os meios para que isso acontecesse. Aproveito essa oportunidade para agradecer a todos e ao meu orientador, o professor Hernane Barud, pela confiança e gentileza, e por proporcionar essa vivência do doutorado sanduíche”, declara Machado.

Barud, por sua vez, comenta que “se trata de uma iniciativa muito importante do nosso Programa de Pós-Graduação”. “Internacionalização é algo importante não só para o PPGB/MRQM, mas para toda a Uniara. Vamos rompendo as fronteiras, visto que o Programa vai além dos âmbitos local e nacional. Além disso, tenho colaboração científica com a professora Agnieszka há cerca de seis anos e temos diversos artigos publicados juntos. A ida de Lorenzo para lá consolida mais nossa colaboração, e a universidade, o Programa e o estudante ganham com isso. A Universidade do País Basco é muito conceituada e tem uma estrutura laboratorial impressionante. Isso vai agregar muito na formação do doutorando”, finaliza.

Informações sobre o PPGB/MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI