202404250414

Notícias

Ex-aluno de Publicidade da Uniara lança livro desenvolvido com filha diagnosticada com TEA

Publicado em: 08/11/2018

O ex-aluno do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara e fotógrafo profissional, Lucas Tannuri, lança o livro “O Grande Desafio das Pequenas Coisas” neste sábado, dia 10 de novembro, a partir das 10h, na Editora Casa da Árvore (rua Carlos Gomes, 1763, no Centro). A obra foi desenvolvida juntamente com sua filha Marina, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista – TEA, e contou com a colaboração do amigo da família, Rodrigo Vulcano Zanil, que escreveu poesias e haicai para a obra. Detalhes sobre o evento estão disponíveis no link https://goo.gl/Rntui5.

Foi por meio de uma brincadeira que Tannuri encontrou uma maneira diferente de entreter e de melhorar ainda mais a comunicação e o processo de aprendizagem de Marina: com desenhos feitos a partir de pequenos objetos. Ele conta que a atividade teve grande repercussão quando começou a postar fotos das obras em seu Instagram (@lucaoart).
“A imagem, para todos nós, independentemente de uma pessoa ser autista ou não, facilita a compreensão, então, se havia dúvidas sobre algo, eu fazia um desenho”, conta o fotógrafo.
O primeiro surgiu a partir de uma letra “J” de brinquedo que a filha lhe entregou. “A partir disso, fiz o desenho, que foi o ator Gene Kelly em uma cena clássica do filme ‘Singing in the Rain’, segurando no poste. Ela curtiu e, aí, começamos a tentar mostrar as coisas sob uma outra perspectiva. Comecei a perguntar à Marina o que faria com cada objeto que pegava, para estimular sua criatividade”, relata.
Como ex-estudante do curso de Publicidade e Propaganda, ele menciona que o aprendizado na graduação também o ajudou no uso da imaginação. “O curso lida com a criatividade, e um dos grandes pilares da publicidade é isso. Aprendemos a utilizá-la para resolver problemas de forma lúdica, por exemplo”, explica.

O livro, de acordo com Tannuri, aborda “como o contexto muda a peça”. “Sempre pensamos na educação dos filhos, independentemente de quem é a família. Essa preocupação surge quando nós nos tornamos pais. Quando percebemos que quem precisava mudar éramos nós, eu e minha esposa Larissa, surgiu a ideia toda. O contexto muda, e a peça muda. O objeto passa a se transformar, dependendo do desenho que estiver ao seu redor. É uma brincadeira que tem seu lado lúdico, dentro de uma poesia, e que leva a uma reflexão. Precisamos estar em contato com os filhos, brincar, entendê-los, participar do mundo deles, olhar sob suas perspectivas sempre que possível, e explicar a nossa”, diz.

“Estamos conseguindo lançá-lo por meio de um site de financiamento coletivo. Foi impressionante a aceitação. Ainda não acreditamos. Estamos felizes demais com tanto apoio e com tantas pessoas que gostaram do projeto. A ajuda veio de vários lugares. Nosso amigo Rodrigo nos motivou ainda mais quando nos enviou poesias que escreveu, enriquecendo ainda mais o livro”, destaca Tannuri.

Ele revela que o grande desafio foi “conseguir organizar as ideias de forma que elas se sustentassem”. “Enquanto está tudo apenas na cabeça, a coisa funciona, porém, quando é preciso apresentar isso dentro de uma obra fechada, pensando que vai atingir públicos que conhecem ou não o seu trabalho, e é preciso ter uma comunicação clara, acho que é algo bastante difícil, porém, enriquecedor, pois faz-nos amadurecer, refletir e aprender mais sobre o que nós mesmos pretendemos fazer”, comenta.

Existem outros projetos de livros que estão engavetados, segundo o fotógrafo, “apenas como projetos que fazemos pela vida e acabamos deixando de lado”. “No entanto, esse tem um significado muito importante porque foi feito com minha família e surgiu sem a pretensão de ser um livro, ou seja, foi o caminho inverso. Tudo começou realmente como uma brincadeira de compartilhar vivências e experiências nossas. Quando as pessoas disseram que queriam um livro a respeito disso, ficamos muito felizes. A obra marca um amadurecimento nosso como família e, particularmente, meu, como pai. É uma obra que representa todo o amor e a interação entre nossa família”, finaliza.

Os interessados em adquirir um exemplar de “O Grande Desafio das Pequenas Coisas” podem entrar em contato diretamente com Tannuri pelo telefone/Whatsapp (16) 99147-6262, pelo e-mail lartfotografia@gmail.com ou pelo Instagram @lucaoart.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI