202403290239

Notícias

Alunos de Publicidade da Uniara visitam o Palácio dos Bandeirantes e a Fundação Cultural Ema Klabin

Publicado em: 05/11/2018

No dia 27 de outubro, alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara visitaram o Palácio dos Bandeirantes e a Casa Museu – Fundação Cultural Ema Klabin, em São Paulo. A atividade foi supervisionada pela professora Inayá Bitencourt e Silva.

“A finalidade foi apresentar um importante local de referência que ilustra a história do país, e também aquele que mostra, com destaque, a participação feminina na vida social e empresarial do Brasil”, explica a docente.

Ela comenta que, “enquanto o Palácio dos Bandeirantes ilustra nossa história social, política e econômica, a Fundação Cultural Ema Klabin, museu brasileiro declarado de utilidade pública federal, tem como objetivo conservar e divulgar, sem fins lucrativos, o acervo artístico, histórico e científico reunido ao longo de setenta anos, por sua fundadora, empresária e colecionadora, em sua própria casa”.

Inayá lembra que o Palácio dos Bandeirantes é sede do governo do Estado de São Paulo e residência oficial do governador. “Abriga as Casas Civil e Militar, algumas Secretarias de Estado e um acervo artístico amplo, que é aberto à visitação pública. Sua construção, datada de 1954, foi planejada para abrigar uma faculdade particular, mas, com problemas financeiros, a obra foi paralisada. Em 1964, o governador Adhemar de Barros desapropriou o projeto e completou a obra e, no dia 19 de abril do mesmo ano, foi ali instalado o Palácio dos Bandeirantes, que substituiu o antigo Palácio dos Campos Elísios, como sede do Poder Executivo Estadual. Tornou-se, a partir daí, moradia oficial e Museu”, detalha.

A professora relata que, a partir de 1970, com a iniciativa do governador Abreu Sodré, o local passou a reunir um acervo de móveis, quadros e peças artísticas que atualmente compõem o Acervo Artístico Cultural do Palácio. “O amplo jardim que o circunda tem plantas nativas e exóticas, como pau-brasil, ipê amarelo, cedro-do-líbano e cerejeiras. Sob a guarda do Palácio, encontra-se expressiva coleção de objetos de valores artístico e histórico, com o interesse em transformá-lo em centro de cultura. Compõe o acervo um conjunto de quadros, peças e móveis de importâncias estética e artística indiscutíveis”, ressalta.

Entre as obras de arte, Inayá menciona as produzidas por artistas famosos como Aleijadinho, Benedito Calixto, Oscar Pereira da Silva, Cândido Portinari, Pedro Américo e Almeida Jr., entre outros. “Há ainda um conjunto de obras produzidas especialmente para o Palácio, como o Painel dos Bandeirantes e a galeria de fotos dos ex-governadores do estado de São Paulo”, completa.

Já a Fundação Cultural Ema Klabin, de acordo com ela, pode ser definida como Casa Museu, criada em 1978. “Possui mais de 1500 peças, provenientes de quatro continentes, de diferentes civilizações e da antiguidade clássica, que cobrem um período de mais de 3500 anos. Foi constituída como instituição de utilidade pública federal, com o objetivo de promover e divulgar atividades e caráteres artístico, científico e cultural, garantindo o acesso público às coleções”, aponta.

A casa, segundo a docente, é uma construção de novecentos metros quadrados, com um único pavimento organizado a partir de longa galeria semicircular, voltada para um amplo jardim. “A Fundação aluga espaços na área externa da casa para realização de eventos educativos, culturais e empresariais. Esse belo jardim, que circunda a casa, com muitas flores e um lago com carpas, foi projetado por Roberto Burle Marx, o mais importante arquiteto e paisagista do século XX”, finaliza.

Mais detalhes sobre o Palácio dos Bandeirantes e a Fundação Cultural Ema Klabin estão disponíveis, respectivamente, no link https://goo.gl/TRUsFN e no endereço https://emaklabin.org.br.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI