202404200310

Notícias

SIMED e COMEA, do curso de Medicina da Uniara, têm como foco o cuidado com o ser humano

Publicado em: 30/10/2018

O “I Congresso Médico Acadêmico – COMEA” e o “XI Seminário de Integração da Medicina – SIMED”, promovidos pelo curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, tiveram um balanço positivo, de acordo com seu organizador, o professor Luiz Roberto Basso Junior. Os eventos foram realizados entre os dias 22 e 26 de outubro, na unidade I da instituição e no Gran Hotel Morada do Sol.

“A qualidade dos trabalhos do SIMED mais uma vez excedeu as expectativas. Os alunos se dedicaram bastante não somente à elaboração dos estudos, mas também às apresentações. Vários deles serão reapresentados em reuniões científicas regionais, nacionais e até internacionais. Os estudantes, seus orientadores e também os avaliadores dos trabalhos estão de parabéns”, elogia Basso Junior.
Ele ressalta que os minicursos também foram um sucesso. “Tivemos uma alta adesão e presença, com percepção bastante positiva dos alunos”, diz.

Neste ano, as palestras e a mesa-redonda tiveram como foco central, de acordo com o docente, o cuidado com o ser humano, “não somente com o paciente - em diversos aspectos, inclusive o espiritual -, mas também o cuidado com o profissional de medicina que, para cuidar das pessoas, também precisa cuidar de si mesmo”. “Assim, procuramos auxiliar nos estabelecimentos de um ambiente saudável para todos enquanto estudantes, médicos, demais profissionais da saúde e população”, ressalta.

Em 2018, foi realizada a primeira edição do COMEA e, para o próximo ano, Basso Junior revela que já está pensando em novidades. “Acreditamos que um dos objetivos principais desse evento é o aluno e a sua formação. Para isso, incluiremos, em nossos planos, uma participação ativa dos estudantes na sugestão e até na organização de palestras, minicursos, mesas-redondas e fóruns. Sem dúvida, o COMEA é um evento de sucesso e marcante na formação dos futuros médicos. Nossa instituição de ensino está de parabéns pela sua execução”, declara.

A coordenadora pedagógica da graduação, Cynthia Arruda Mauro Piratelli, destaca que mais de setenta trabalhos foram apresentados no COMEA. “Tivemos doze premiados, dos quais três receberam o título de melhores, e o prêmio Edmundo Juarez, instituído para nosso evento, tendo em consideração o doutor Edmundo Juarez, um grande médico sanitarista, que teve uma representação muito importante para nossa cidade - e para nosso país, inclusive - no desenvolvimento de protocolos em saúde pública, além de ser uma referência internacional para a saúde coletiva”, aponta.

Ela comenta que o SIMED é um evento acadêmico que acompanha a evolução do curso Medicina desde 2006, data de seu nascimento. “Ele foi tomando uma forma imperiosamente científica, na medida em que fomos percebendo que despertar talento para a pesquisa nos nossos alunos também é uma arte, que faz parte da vocação desses estudantes para o mundo moderno. Então, residindo aí a importância da pesquisa científica, estamos em um momento de transição do nosso Seminário de Integração, de um evento acadêmico para outro essencialmente científico, onde promovemos o encontro uma vez por ano para a apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes do primeiro ao quarto ano, sendo que os do primeiro apenas participam como ouvintes, e os do segundo, terceiro e quarto – seis módulos –apresentam trabalhos”, explica.

A partir do Seminário, surgiu o COMEA, segundo ela. “O SIMED tomou uma forma mais consubstanciada para um evento científico maior, e nós o tornamos um Congresso Médico Acadêmico dos estudantes, que teve sua primeira edição entre os dias 24 e 26 de outubro e contemplou várias atividades que não fossem somente apresentações de trabalhos – minicursos, mesas-redondas, oficinas de capacitação, palestras, apresentações orais, painéis, e até uma videoconferência, que abordou um tema de extrema importância: o suicídio e o apoio psicopedagógico aos alunos de Medicina”, detalha.

A intenção para 2019, de acordo com a docente, é “instituir, de fato, um Congresso Médico Acadêmico, abrindo para trabalhos externos, com certificação digital, e trazendo o que há de melhor na construção do aprendizado enquanto graduandos de medicina, que devem conhecer seus pacientes, elaborando relatos de caso, além de estudarem temas mais profundos sob a forma de revisões bibliográficas ou então, por meio de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, sob a forma de iniciação científica. Teremos mais novidades para que nosso COMEA seja um grande evento acadêmico e científico, não só de integração dos estudantes, mas também de referência para nossa cidade e região”, destaca.

 

Cerimonial do Jaleco

No dia 27, a graduação promoveu o Cerimonial do Jaleco. “Foi uma iniciativa do Diretório Acadêmico Medicina Uniara - DAMU, em parceria com a coordenação do curso de Medicina, que instituiu esse evento como uma rotina aos calouros”, explica Cynthia.

Ela relata que, na abertura, abordou a história e a importância do jaleco branco, da história medieval até os dias atuais. “Contemporizei os alunos sobre a responsabilidade de estarem vestindo-o, visto que, no ciclo básico do curso, tem um significado de equipamento de proteção individual e também representa a vestimenta da esperança, da responsabilidade, da disciplina, da limpeza, da assepsia, da organização, da humanização no despertar do talento do médico, e na arte de fazer o paciente aliviar o seu sofrimento ou até mesmo de curá-lo com suas mãos”, comenta.

Em seguida, a coordenadora menciona que o professor Luis Marcelo Inaco Cirino deu um depoimento falando sobre a importância e a alegria de estar contemplado no evento. “A seguir, três ex-alunos da primeira e da segunda turmas também deram depoimentos, como egressos que, hoje, fazem parte do nosso corpo docente estável ou do corpo de preceptores do curso de Medicina, no treinamento em serviços, ou na supervisão de estágios”, comenta.

Na sequência, a diretoria do DAMU, de acordo com Cynthia, fez uma breve apresentação e ressatou a importância do cerimonial. “Logo após, foram realizados a entrega dos jalecos e um coffee end para os estudantes, que se sentiram muito felizes e contemplados com essa acolhida fraterna e de responsabilidade que, a partir de agora, a Uniara assume perante esses alunos”, finaliza.

Informações sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI