[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Notícias

Projeto Parceiros da Escola, da Biologia da Uniara, proporciona visita de alunos de E.E. à universidade

Publicado em: 22/10/2018

Por meio do projeto “Parceiros da Escola”, na última quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de outubro, alunos da Escola Estadual – E.E. Professor Joaquim Pinto Machado Júnior, mais conhecida como Machadinho, visitaram a unidade I da Universidade de Araraquara – Uniara, onde acompanharam palestras sobre microbiologia e anatomia.

“São a terceira a quarta turmas que recebemos, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de atividades que o professor da E.E., por vezes, não tem a estrutura necessária para ensiná-los na escola. Na quinta, eles conheceram o Laboratório de Biologia e na sexta, o Laboratório de Anatomia”, relata a coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka.

O professor da Machadinho e ex-aluno da graduação de Biologia, Walney Falcone Júnior, conta que a Escola tem uma disciplina chamada “Eletivas”, e a deste semestre é sobre microbiologia. “Como fui estudante da Uniara e conheço a Teresa, fiz a parceria para essa atividade”, explica.

 

Agendamentos para o “Parceiros da Escola” continuam

No projeto, são oferecidas palestras e atividades práticas gratuitas voltadas à área da biologia, elaboradas por estudantes da graduação da Uniara. Conforme a demanda dos professores das escolas, que escolhem o tema, os estudantes do curso desenvolvem trabalhos e os apresentam, tanto nas instituições que fazem a solicitação, quanto na Uniara, por meio de visitas à universidade.

O técnico de laboratório Eduardo Donato Alves reforça que o objetivo é “levar uma parte prática com experimentos, animais conservados etc, para as escolas”. “No ensino público, por exemplo, há muita teoria e pouca prática, necessária para que conheçam mais sobre determinado assunto e ‘sintam o gosto’ da biologia”, comenta.

Além de proporcionar o aprendizado aos jovens, a atividade agrega bastante valor ao currículo do graduando, de acordo com ele. “Como o curso de Biologia oferece a licenciatura, é uma oportunidade de estarem na frente de uma sala de aula e de conversarem com alunos das escolas, que gostam do que acompanham, sendo que, muitas vezes, há conteúdos que nunca viram”, destaca.

Teresa reforça que os estudantes de licenciatura “precisam praticar, e a melhor forma é aprendendo a planejar uma boa aula e ministrando-a”. “Essa iniciativa partiu deles, que tinham interesse em ‘sair’ das salas de aula. Além das atividades desenvolvidas, eles também explicam para os alunos das escolas onde o biólogo pode atuar. Muitos pensam que apenas lecionam ou pesquisam, mas existe uma gama muito maior de opções”, ressalta.

O “Parceiros da Escola” serve de auxílio para os docentes que escolhem o assunto que será tratado, segundo a coordenadora. “Se alguma escola quiser nos contatar para planejarmos alguma atividade, será muito bem-vinda. Vamos analisar a viabilidade de irmos ao local ministrar as atividades ou de recebermos a visita deles”, finaliza.

As escolas interessadas no projeto podem entrar em contato com Teresa pelo telefone/Whatsapp (16) 98216-7875, pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7116.

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /