202403282047

Notícias

Docentes e egressos do PPG-PEGI da Uniara participam de Congresso Nacional de Formação de Professores

Publicado em: 03/10/2018

Entre os dias 24 a 26 de setembro, docentes e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino Gestão e Inovação – PPG-PEGI - Mestrado Profissional na área de Educação da Universidade de Araraquara – Uniara participaram do “IV Congresso Nacional de Formação de Professores” e do “XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores”, promovidos pela Unesp, em Águas de Lindóia.

“São eventos de grande relevância por contarem com a presença dos mais renomados pesquisadores nas discussões para se fortalecer a formação de docentes e o ensino no Brasil”, destaca a coordenadora do Programa, Dirce Charara Monteiro.

Ela conta que a professora Maria Betanea Platzer apresentou um relato de experiência, escrito em parceria com o professor Diógenes Valdanha Neto, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, “sobre o processo de orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC de um graduando do curso de Biologia da Uniara, referente às concepções de meio ambiente manifestadas por docentes e alunos do ensino fundamental de uma escola pública municipal localizada no interior de uma reserva extrativista da Amazônia brasileira”.

“Outro tema, envolvendo a formação contínua de professores, foi apresentado pela professora Luciana Maria Giovanni, que também foi coordenadora de uma mesa de trabalhos no congresso. Já o egresso Vagner Pedersen, em coautoria com sua ex-orientadora, a professora Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone, abordou a comunicação oral e a voz nas aulas de educação física escolar, sob a ótica dos docentes. E, também, a egressa Maria Lígia Sachs Zulmires de Campos apresentou, em forma de comunicação oral, um estudo sobre a elaboração de um instrumento de avaliação para estratégias de leitura, tema de sua dissertação de mestrado, orientada por mim”, detalha Dirce.

A coordenadora menciona também que outro trabalho, que expõe os tipos de dissertações defendidas entre 2014 e 2017, e o perfil dos egressos do PPG-PEGI, realizado por ela, juntamente com Maria Lúcia, Maria Regina Guarnieri e Maria Betanea, foi apresentado pelas duas últimas professoras citadas, “levando ao congresso a qualidade das pesquisas realizadas e seus reflexos nas vidas acadêmica e profissional dos ex-alunos”. “Foi possível também divulgar, nessa apresentação, a publicação da coletânea ‘Processos de Ensino: perspectivas plurais’, organizada com textos de ex-alunos da linha de pesquisa Processos de Ensino do Programa, já disponibilizada para acesso gratuito online pela Editora Junqueira&Marin no link https://goo.gl/2X3neH”, finaliza.

Informações sobre o Mestrado em Educação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI