Publicado em: 27/09/2018
A décima edição do projeto “Ler é a Solução”, promovida pelo curso de Pedagogia presencial da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com as graduações de Pedagogia a distância, Psicologia, Nutrição e Biologia da instituição, teve um número recorde de participantes. O encerramento da atividade, que teve início em abril, foi realizado nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, no auditório principal da Uniara.
“Tivemos noventa certificados entregues nesse momento solene. Acredito que a iniciativa seja um incentivo muito grande à leitura. Mesmo aqueles que não participaram - ou não puderam participar - estão motivados para aderirem à edição do próximo ano”, comenta o coordenador do curso de Pedagogia presencial, Uiliam Moraes Folsta.
A coordenadora da graduação de Pedagogia a distância, Mônica Pereira, deu as boas-vindas aos presentes e chamou a professora Adriana do Carmo Bellotti que, em seguida, promoveu a apresentação de um grupo de alunas, que interpretaram duas canções em LIBRAS.
Na sequência, a docente Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone ministrou a palestra “A experiência da leitura”, na qual abordou os aspectos e falou sobre as vantagens do hábito, e interagiu com alunos e professores ao pedir para que lessem trechos de algumas obras para adivinharem seus títulos e comentarem um pouco sobre cada história.
Em seguida, um representante de cada graduação participante posicionou-se à frente do público e falou sobre os benefícios de ter participado do “Ler é a Solução”, além de comentar suas impressões sobre alguns livros lidos para o projeto.
Ao final, foram entregues os certificados de trinta horas de atividades e sorteados diversos livros. Folsta lembra que o “Ler” foi idealizado pelo o ex-chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS, Mivaldo Messias Ferrari, falecido em 2017. “Demos continuidade a ele e contamos, atualmente, com outras três graduações, além da Pedagogia presencial. Esperamos que o projeto continue a se expandir pela universidade”, declara.
O projeto
A abertura do “Ler é a Solução” foi realizada no dia 18 de abril. O coordenador explica que, ao longo do ano, o participante precisa ler três livros, sendo dois indicados por professores e um à sua escolha. “A partir disso, ele precisa apresentar um conteúdo escrito para que os docentes possam analisar o que ele leu, como fez isso, e sua apreciação sobre a obra ou o autor escolhido, entre outros fatores”, detalha.
Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail pedagogia@uniara.com.br.
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