202403290439

Notícias

Docente de Biologia e Engenharia Agronômica da Uniara é premiada em simpósio brasileiro e em congresso internacional

Publicado em: 21/09/2018

A professora dos cursos de Biologia e Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Carolina Buzzo Marcondelli, foi premiada pelo resumo “Características e taxa de degradação de serapilheira em diferentes formas de uso da terra” - elaborado em conjunto com outros coautores - com a placa de Ordem do Mérito Científico em Agropecuária Sustentável do “IX Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável – SIMBRAS” e do “VI Congresso Internacional de Agropecuária Sustentável”, realizados nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21 de setembro, em Viçosa, Minas Gerais.

O resumo, apresentado em forma de painel, é parte da tese de doutorado da docente, intitulada “Quantificação de Serviços Ecossistêmicos em Sistemas Naturais e de Pecuária no Bioma Mata Atlântica”. “Fiquei surpresa com a premiação, e muito feliz, pois todos sabemos como a coleta de dados em campo, para o estudo, não é fácil. É pesado, e esse que foi premiado, em particular, foi muito trabalhoso. Mas quando vemos nosso esforço reconhecido, sabemos que tudo o que fizemos foi por um bom motivo e que estamos no caminho certo, afinal, fazer ciência é assim mesmo: fazemos de tudo para buscar explicações que serão posteriormente aplicadas”, comenta a Ana Carolina.

Ela explica que, no projeto, trabalha com diferentes sistemas de uso da terra: pasto plantado apenas com braquiária, pasto com eucaliptos plantados e pasto com árvores nativas, “além da mata, que é como o nosso controle - um ‘exemplo’ com o qual podemos comparar”.

Em sua pesquisa, cuja parte prática é feita na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, ela conta que buscou “avaliar alguns serviços ecossistêmicos – processos da natureza que acabam por beneficiar, tanto direta quanto indiretamente, o ser humano -, como a ciclagem de nutrientes, para saber em qual uso da terra a recuperação desses serviços é melhor ou mais eficiente, sabendo que, quando não manejado de maneira correta, o solo pode acabar sendo esgotado, prejudicando tanto a produtividade quanto o meio ambiente”.

Atualmente, de acordo com a professora, há muitos estudos sobre o assunto a respeito de pasto somente com braquiária e de pasto com eucalipto. “No entanto, pasto com árvores nativas é praticamente um trabalho inédito, pouco se sabe a respeito ainda”, afirma.

O projeto é de grandes proporções, segundo Ana Carolina, e “envolveu várias metodologias, diversos trabalhos de campo e mais de dois anos de coleta de dados, então, o que tenho hoje é uma enorme quantidade de dados, que irá render muitos trabalhos escritos e, principalmente, uma boa contribuição para a comunidade agrária”. “Estou caminhando para o final do meu doutorado, orientado pela professora Dalva Maria da Silva Matos. Nossa coleta de dados acabou, sendo que os últimos, de laboratório, acabaram de chegar e estamos na fase de interpretação e de processamentos. O que posso dizer, por enquanto, é que observamos que, em pastos onde há árvores plantadas, aparentemente a recuperação dos serviços ecossistêmicos é melhor do que em pastos onde há somente braquiária”, revela.

A docente destaca que seu trabalho é de grande relevância social, “uma vez que, para os produtores rurais, se de fato for melhor plantar árvores em pastos - seguindo orientação correta de plantio, desbaste e adubação do pasto, dentre outros fatores -, é ótimo tanto para eles, pois aumentará a produtividade e poderão comercializar a madeira que plantarem, quanto para o meio ambiente, já que cada vez mais temos perdido florestas para a lavoura/pasto”. “É uma bela maneira de fazer com que o agro e o ambiente caminhem juntos, de mãos dadas, para o benefício de todos”, observa.

Ana Carolina faz questão de agradecer a colaboração recebida para seu projeto. “Trabalhos científicos não se fazem sozinhos. Sempre precisamos de uma ampla rede de colaboração, tanto para a coleta de dados, que nesse caso teve grande auxílio de três ex-alunos do curso de Biologia da Uniara - Vitor Hugo Machado de Oliveira, Ana Carolina Silva e Mariana Futenma de Lima - e de duas alunas da Engenharia Agronômica da instituição - Camila Morais e Julia Grazziano -, quanto para a interpretação de dados e para a redação do estudo. Sem colaboração, não há um bom trabalho produzido”, diz.

Além da docente, o resumo que será apresentado no “IX Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável – SIMBRAS” e no “VI Congresso Internacional de Agropecuária Sustentável” tem como coautores Maria Luiza Franceschi Nicodemo, que é coorientadora de Ana Carolina, Waldomiro Barioni Junior e Luiz Fernando Duarte de Moares, todos pesquisadores da Embrapa.

Para a coordenadora da graduação de Engenharia Agronômica da Uniara, Célia Correia Malvas, o prêmio recebido pela professora “certifica a qualificação e a competência do corpo docente de nossos cursos”. “Ana Carolina é destaque pela dedicação à docência e à pesquisa científica. É uma grande honra tê-la em nosso grupo de docentes”, declara.

Já a coordenadora do curso de Biologia da instituição, Teresa Kazuko Muraoka, parabeniza Ana Carolina “pelo trabalho desenvolvido com muita dedicação e empenho”. “Acompanhei o processo desde o início e sei que foi muito trabalhoso. Vale lembrar que ela ministrará a disciplina ‘Serviços Ecossistêmicos’, na estrutura nova do curso de Biologia, que tem tudo a ver com sua pesquisa”, finaliza.

Detalhes sobre os eventos estão disponíveis no endereço www.simbras-as.com.br. Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI