202404191522

Notícias

Professoras de Enfermagem da Uniara participam de congresso internacional

Publicado em: 18/09/2018

Em agosto, as professoras do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriana Aparecida Mendes e Aline Natalia Domingues, participaram do Congresso Internacional Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde – ConTIC, que teve como tema “TICs e Inovação Tecnológica no Cuidado e na Simulação”, com dois trabalhos em formato de pôsteres, em Ribeirão Preto. Adriana fez a apresentação de ambas as pesquisas.

Uma delas, intitulada “Higiene corporal no contexto do cuidado: segurança do paciente”, tem como autoras, além das duas docentes, Lucilene Cristina Alves Pinto Silano de Paula, Aline Helena Appoloni Eduardo, Cibele Correa Semeão Binotto e Silvia Helena Tognoli.

“No contexto das práticas de enfermagem, a higiene corporal é essencial durante o processo de tratamento e recuperação do paciente. Destaca-se, entre as práticas, aquela que é realizada no leito, destinada a pacientes impossibilitados de locomoção, para a higiene de aspersão. A finalidade é proporcionar conforto e prevenção de complicações, realizada pelos profissionais da área, de forma a garantir a segurança do paciente”, explica Adriana.

Como conclusão do estudo, ela aponta que “a efetiva prática da higiene corporal no leito fortalece o vínculo paciente/profissional de enfermagem, sendo esse momento propício também para a aproximação do familiar/responsável no processo de educação em saúde para extensão do cuidado em domicílio após a alta, preservando a segurança do paciente no processo de recuperação”.

Já o outro trabalho, que tem o título de “Medidas de prevenção de infecção para a segurança do paciente em unidade de terapia intensiva adulto”, foi desenvolvido pelas autoras Andressa Camolezzi, Amanda Santos de Oliveira, Silvia Helena Tognoli e Juice Ishie Macedo, além de Adriana e de Aline.

“A Unidade de Terapia Intensiva Adulto é destinada a pacientes com agravos à saúde definidos como semicríticos e críticos que necessitam de cuidados especializados, de modo que o paciente permanece na unidade por períodos indeterminados. Sendo assim, há necessidade de atenção diferenciada para a efetiva prática de ações direcionadas à sua segurança, tais como práticas para prevenção de lesões por pressão, de infecções e quedas, entre outras, nas quais os profissionais de enfermagem estão diretamente envolvidos”, destaca Adriana.

De acordo com ela, pode-se concluir com o estudo que “a efetiva rotina de orientação e supervisão dos profissionais de enfermagem, visando ao cumprimento das ações direcionadas para o fortalecimento da prevenção e do controle de infecções, minimiza a exposição dos pacientes a riscos ou a prejuízos potenciais”.

Ambos os temas, segundo a professora, visam à proteção e à segurança efetiva de exposição dos pacientes a riscos e prejuízos em seu processo de tratamento e recuperação por meio de práticas dos profissionais da área em seu cotidiano laboral, “sendo fundamentais as orientações e a supervisão direta do enfermeiro nesse processo de trabalho”.

Adriana aponta que as apresentações foram importantes para o fortalecimento de divulgação de informações essenciais para o cuidado, “o que fortalece sobre a importância do papel da enfermagem no contexto do cuidado”. “Eu destacaria a importância de se aproximar diferentes culturas com experiências diversas nas áreas de tecnologia e de humanização em saúde, de modo a ampliar e fortalecer conceitos aplicados na prática. Destaco que o cuidado humanizado faz toda a diferença no tratamento e recuperação do paciente”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI