202404180415

Notícias

Aluna da Uniara estuda atividade biológica de complexos metálicos para o desenvolvimento de novos fármacos

Publicado em: 10/09/2018

A estudante do curso de Medicina e integrante do Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa – QUIMMERA da Universidade de Araraquara – Uniara, Letícia Maria do Prado Faria, estuda a “Síntese e caracterização da atividade biológica de complexos metálicos de Ag(I), Zn (II), Cu(II) com os ligantes bioativos Ácido aminoacético e Hidroxibenzotriazol hidratado”, sob orientação do professor Wilton Rogério Lustri e coorientação da aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB/MRQM da instituição, Nayara Aparecida Simei Aquaroni.

“O objetivo de nosso projeto é contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos por meio da química de coordenação, com o intuito de caracterizar, descrever e provar a possível atuação antibacteriana ou antitumoral. Tal modo de pesquisa científica é importantíssima para que consigamos contribuir para ampliação de medicamentos que combatam uma gama de patologias que acometem grande parcela da população, dentre as quais, as infecções bacterianas e neoplasias para, a partir de então, proporcionar efetivamente a melhora na assistência à saúde e na qualidade de vida dessa comunidade”, explica Letícia.

Segundo ela, o estudo, ainda em andamento, tem obtido “bons resultados com os complexos metálicos de Ag(I) - prata com Hidroxibenzotriazol hidratado – HoBT -, isso é, foi possível inferir que houve mesmo a formação de um complexo metálico a partir de tais reagentes, e esse complexo demonstrou resultados com significância estatística em relação à inibição de algumas cepas de bactérias específicas”. “A partir de agora, iremos dar prosseguimento com outros testes de atividade biológica e também de caracterização desses complexos, assim como realizaremos os testes de atividade mutagênica”, completa.

Lustri destaca que o QUIMMERA está focado em várias áreas, dentro da biotecnologia. “Uma delas é o desenvolvimento de metalofármacos com atividade antimicrobiana e antitumoral, que visam a aumentar o arsenal terapêutico para o tratamento dessas doenças, visto que a evolução traz muitas bactérias e células tumorais resistentes aos fármacos convencionais disponíveis”, diz.

Ele comenta que o trabalho da Letícia, junto com o de outros alunos que pesquisam a síntese, caracterização e análise da atividade biológica dos metalofármacos, tem esse direcionamento. “É extremamente importante, e temos estudantes de diferentes cursos – Medicina, Farmácia, Nutrição, Biomedicina -, o que mostra o potencial das várias áreas da saúde em prol do desenvolvimento de produtos dessa importância”, ressalta.

O projeto de Letícia foi apresentado recentemente no “3º Fórum de Iniciação Científica”, promovido pelo Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec da Uniara. “A importância de se desenvolver uma pesquisa de iniciação científica para um aluno não se restringe apenas ao destaque no meio acadêmico. Além disso, a experiência e a responsabilidade de trabalhar em grupo e desenvolver coisas novas, sendo tudo isso fora da sala de aula, é incomparável. Exige demais do aluno, contudo, acredito que seja uma experiência única e edificante”, finaliza a aluna.

Informações sobre o curso de Medicina, o Grupo de Pesquisa QUIMMERA, o PPGB/MRQM e o PICBiotec da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI