202404200950

Notícias

Projeto Parceiros da Escola, da Biologia da Uniara, promove atividades em escolas de Américo e Santa Lúcia

Publicado em: 06/09/2018

No dia 24 de agosto, a professora do curso de Biologia da Uniara, Ana Carolina Buzzo Marcondelli, juntamente com o técnico de laboratório Eduardo Donato Alves e três alunos do primeiro ano da graduação estiveram na Escola Estadual – EE Dr. Alberto Alves Rollo, em Américo Brasiliense, com o projeto “Parceiros da Escola”. No dia 27, Alves e outros quatro primeiranistas promoveram as mesmas atividades na Escola Estadual Bento de Abreu – EEBA, em Santa Lúcia.

“Por meio desse projeto, levamos uma parte prática da biologia para alunos do terceiro ano do ensino médio. Nas duas ocasiões, falamos um pouco sobre a profissão do biólogo, fizemos a análise de tipagem sanguínea – somente em Américo - e explanamos sobre biologia celular, quando os estudantes viram células epiteliais da boca e outras vegetais no microscópio, para compará-las”, relata Alves.

Ele conta que, além disso, o grupo levou alguns organismos do universo marinho – lula, polvo, siri, caranguejo -, e algumas aranhas e escorpiões, “quando foi abordada a questão das pragas urbanas”.

 

Projeto está com agendamento aberto

Continuam abertos os agendamentos para o projeto, por meio do qual são oferecidas palestras e atividades práticas gratuitas voltadas à área da biologia, elaboradas por estudantes da graduação da Uniara. Conforme a demanda dos professores das escolas, que escolhem o tema, os estudantes do curso desenvolvem trabalhos e os apresentam, tanto nas instituições que fazem a solicitação quanto na Uniara, por meio de visitas à universidade.

Alves reforça que o objetivo é “levar uma parte prática com experimentos, animais conservados etc, para as escolas”. “No ensino público, por exemplo, há muita teoria e pouca prática, necessária para que conheçam mais sobre determinado assunto e ‘sintam o gosto’ da biologia”, comenta.
Além de proporcionar o aprendizado aos jovens, a atividade agrega bastante valor ao currículo do graduando, de acordo com ele. “Como o curso de Biologia oferece a licenciatura, é uma oportunidade de estarem na frente de uma sala de aula e de conversarem com alunos das escolas, que gostam do que acompanham, sendo que, muitas vezes, há conteúdos que nunca viram”, destaca.

A coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka, reforça que os estudantes de licenciatura “precisam praticar, e a melhor forma é aprendendo a planejar uma boa aula e ministrando-a”. “Essa iniciativa partiu deles, que tinham interesse em ‘sair’ das salas de aula. Além das atividades desenvolvidas, eles também explicam para os alunos das escolas onde o biólogo pode atuar. Muitos pensam que apenas lecionam ou pesquisam, mas existe uma gama muito maior de opções”, ressalta.

O “Parceiros da Escola” serve de auxílio para os docentes que escolhem o assunto que será tratado, segundo a coordenadora. “Muitas vezes, esses professores querem trabalhar, dentro do devido conteúdo programático, mas como a escola não tem a infraestrutura necessária, não conseguem fazer isso de maneira eficiente, e nos procuram. Então, analisamos a viabilidade de irmos ao local ministrar as atividades ou de recebermos a visita deles”, finaliza.

As escolas interessadas no projeto podem entrar em contato com Teresa pelo telefone/Whatsapp (16) 98216-7875, pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7116.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI