202403282231

Notícias

Biotecnologia da Uniara, em parceria com o CTI Renato Archer, faz novo planejamento pré-operatório em cirurgia por meio da impressão em 3D

Publicado em: 03/09/2018

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB/MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de seu Núcleo de Tecnologias Tridimensionais - NUT3D, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação - CTI Renato Archer, de Campinas, fez um novo planejamento pré-operatório em cirurgia ortopédica por meio da impressão de biomodelos tridimensionais (3D). 

“Em 2017, fizemos o primeiro caso de Araraquara e região e, agora, tivemos esse segundo, no qual um garoto de vinte anos sofreu um acidente de bicicleta e quebrou a clavícula. No atendimento inicial, no hospital, foi submetido a um tratamento que, embora tenha sido cirúrgico, não teve êxito em realinhar corretamente o osso, que se consolidou com grave desvio, o que levava a uma deformidade estética, dor e limitação da função do ombro”, contextualiza o coordenador do PPGB/MRQM, André Capaldo Amaral.

Tendo o conhecimento da possibilidade do planejamento pré-operatório, ele menciona que, quando o paciente foi encaminhado para a Clínica de Fisioterapia da Uniara para iniciar sua reabilitação, pediu autorização ao paciente para fazer o procedimento. “Apresentei o caso ao cirurgião ortopedista especialista em membro superior e professor do curso de Medicina da Uniara, Sandro Baraldi Moreira, que constatou que realmente era uma situação de correção cirúrgica. Então, falei que havia possibilidade de imprimirmos um biomodelo 3D nas dimensões idênticas à clavícula do paciente para que pudesse planejar melhor a cirurgia”, conta o docente.

Amaral conta que levou uma tomografia computadorizada da clavícula ao CTI, que processou a imagem e imprimiu o modelo do osso. “Trouxemos a impressão para Araraquara, e o cirurgião teve a oportunidade de simular a operação no modelo. Ele o analisou, viu qual era a melhor posição para o corte no osso, teve a possibilidade de realinhá-lo e ver qual seria o melhor posicionamento para que ficasse o mais próximo do normal”, detalha.

Na cirurgia, de acordo com o coordenador, foi utilizada uma placa chamada de reconstrução, “que precisa ser moldada para que fique perfeitamente ajustada ao osso”. “Normalmente esse procedimento é feito no intraoperatório, tornando a cirurgia bem mais complexa e demorada, porém, como tínhamos um modelo fiel à anatomia, o médico pode fazer nele uma pré-moldagem e já calcular o tamanho dos parafusos que seriam necessários para prender essa placa de tal forma que, na hora da cirurgia, fosse possível realinhar o osso com perfeição. Assim, fez a implantação dessa placa pré-moldada em um tempo muito mais curto, com o cirurgião já orientado sobre qual era o posicionamento correto para que aquele osso pudesse ser alinhado”, destaca.

A cirurgia foi realizada há pouco mais de duas semanas e, segundo Amaral, o acompanhamento radiológico pós-operatório “mostra que o alinhamento foi excelente, e o processo de consolidação está em curso”. “O paciente já foi encaminhado para a fisioterapia para fazermos a recuperação funcional. Porém, do ponto de vista estrutural e estético, o alinhamento foi perfeito”, diz.

“Foi o segundo caso de planejamento pré-operatório, e a ideia é que cuidemos de outros e possamos trazer, para mais cirurgiões ortopedistas e dentistas de Araraquara, a oportunidade de se trabalhar com esse planejamento, que certamente lança mão da tecnologia em prol dos melhores resultados cirúrgicos de rotina que executam”, afirma o docente.

Amaral aponta que, “em virtude de uma necessidade de a universidade devolver para a sociedade um pouco do que gera de conhecimento como extensão, tentamos levar isso da maneira mais ampla possível”. “Todas as tecnologias que desenvolvemos na Uniara e as parcerias que temos são fundamentais. É uma satisfação poder trazer esses benefícios para a população da cidade”, finaliza.

Informações sobre o PPGB/MRQM e o NUT3D da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Clique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliar

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /