202403291301

Notícias

Laboratório de BioPolMat da Uniara promove o II Workshop sobre Análise Térmica

Publicado em: 28/08/2018

O Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara promove o “II Workshop sobre Análise Térmica: Fundamentos e Aplicações”, em parceria com o Instituto de Química da Unesp, no dia 6 de setembro, a partir das 8h15, no auditório 4 da unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo endereço www.uniara.com.br/eventos/analisetermica, onde consta a programação completa do evento.

“A análise térmica consiste em um conjunto de técnicas que estudam as propriedades de diferentes materiais, em função da temperatura. Pode ser utilizada nas áreas alimentícia, farmacológica, automobilística ou médica, entre diversas outras”, explica o pesquisador do Laboratório de BioPolMat, Hernane Barud.

Como exemplo, ele cita a produção de chocolate e uma peça de carro. “Em quantos graus o chocolate derrete ou funde? Também posso ver quando ele se decompõe, ou também, um parachoque de automóvel: se submetido a aquecimento, qual será a temperatura à qual funde? Se um carro tem problemas de aquecimento, o parachoque ficaria comprometido? Alguns materiais sofrem mudança com o tempo, e se transformam em outros produtos, que poderiam ser tóxicos”, detalha.

De acordo com o docente, além de o workshop marcar a inauguração do Laboratório de Análise Térmica de Materiais, o evento também trará pesquisadores de toda a região, de diferentes universidades e empresas, “e será uma oportunidade de treinar nossos alunos e de possibilitar a interação com outros pesquisadores”.

Outras informações sobre o “II Workshop sobre Análise Térmica: Fundamentos e Aplicações” podem ser obtidas com Sandra Regina Pavanelli pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI