202404200125

Notícias

Docentes e alunos de Enfermagem da Uniara participam de evento sobre a prática clínica do profissional

Publicado em: 23/08/2018

Docentes e alunos do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara participaram do evento científico, artístico-cultural “Ampliação da prática clínica do enfermeiro: avanços e desafios na formação profissional, produção de conhecimento e transferência de tecnologias em enfermagem e seu impacto social”, promovido no dia 10 de agosto pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP - USP.

“Foi um evento em comemoração aos 65 anos de história, trajetória, tradição e distinção das atividades universitárias - ensino, pesquisa e extensão - que revelam as ações de responsabilidade social da EERP-USP. Para isso, congregou atividades de difusão do conhecimento produzido pela Escola, com intercâmbio de especialistas nacionais e internacionais na área da saúde, com ênfase na enfermagem”, explica Jaqueline.

Ela conta que as discussões “foram norteadas pelos avanços e desafios envolvidos na concretização de Sistemas de Saúde Universais, como o nosso, bem como o papel da Atenção Primária à Saúde coordenando e guiando as ações na área”. “Nesse sentido, discutiu-se os aspectos legais envolvidos na efetivação do SUS como um direito adquirido pelos cidadãos brasileiros à necessidade de formação dos enfermeiros, o perfil, as competências e a ampliação das práticas profissionais para garantia de melhores condições de saúde da população e defesa do Sistema de Saúde nacional”, detalha.

O encontro envolveu uma série de instituições importantes para o Ensino, Pesquisa e Assistência de Enfermagem no país e no exterior, de acordo com a professora. “Estiveram presentes representantes da Organização Panamericana de Saúde da Organização Mundial da Saúde - OPAS/OMS; presidente da Asociación Latino Americana de Escuelas y Facultades de Enfermería – ALADEFE, e a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn Brasil, bem como os diretores da EERP e renomados nomes da enfermagem brasileira, como a Marina Peduzzi”, completa.

Jaqueline acredita que o evento tenha proporcionado nos discentes da Uniara “a possibilidade de expansão do papel do enfermeiro como agente promotor de mudanças, que agrega à assistência os conhecimentos científicos e tem uma necessidade de posicionamento político”. “Além disso, um aspecto de grande destaque se deve à importância de formar/capacitar e aprimorar a Atenção Primária à Saúde como espaço condutor da atenção à saúde no Brasil, para além do hospital, apenas, como promotor de cuidado”, finaliza.

Além da docente, as outras professoras que estiveram no evento foram: Mariana Firmino Daré, Érika Fonseca, Bruna Moreno Dias, Mônica Maria de Jesus Silva e Beatriz Maria Jorge.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI