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Mestra em Educação pela Uniara tem projeto premiado por equipe da Olimpíada da Língua Portuguesa

Publicado em: 23/08/2018

No início de agosto, um projeto voltado à educação da ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação - Mestrado na área de Educação - da Universidade de Araraquara – Uniara, Clarissa Ariadne Orrico, que leciona Língua Portuguesa na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Drª. Rita S. de Mattos”, em Monte Alto, foi um dos seis premiados pela equipe da “Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro”, evento de âmbito nacional.

A coordenadora do Mestrado, Dirce Charara Monteiro, conta que a EMEB recebeu a visita da professora Maria Alice Armelin, “que é colaboradora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC que, em parceria com o Itaú Social, é responsável pela Olimpíada”. “Ela foi especialmente a Monte Alto para conhecer e acompanhar o trabalho de Clarissa. O projeto da docente tem ênfase na leitura de clássicos da literatura, para que os alunos do sétimo e do oitavo anos do Ensino Fundamental II tenham contato com obras, desenvolvam melhor a capacidade leitora e, consequentemente, a leitura e a escrita”, explica.

O projeto já é desenvolvido pela professora há alguns anos, segundo Dirce, “porém, neste ano, ao terminar um dos cursos oferecidos pela equipe da Olimpíada, mais especificamente o ‘Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula’, os idealizadores convidaram quem tivesse terminado a atividade a enviar-lhes algum projeto que tivesse desenvolvido, descrevendo como era feito, quais obras eram utilizadas e para quais turmas”. “Assim, foi enviado e ficou entre os seis, em nível nacional, que estão sendo conhecidos in loco pela professora Maria Alice”, destaca.

A coordenadora lembra que, na EMEB, a realização do projeto sempre contou com o apoio da equipe gestora, principalmente da diretora Eliane Aparecida de Moraes Della Vecchia. “O projeto consiste na leitura de algum clássico – ‘Dom Quixote’ e ‘Os Miseráveis’, dentre outros - cuja narrativa apresente um tema já trabalhado em sala de aula, durante o bimestre. Após a leitura do livro em sala, os alunos debatem, trocam ideias e, posteriormente, fazem um trabalho para expor, no qual devem constar um texto escrito, com alguma citação do próprio livro e alguma iniciativa diferenciada que queiram expor – desde que tenha coerência com o que foi escrito”, detalha.

Informações sobre o Mestrado em Educação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



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