202403291252

Notícias

Projeto da Biologia da Uniara que oferece atividades gratuitas a escolas de ensino médio está com agendamento aberto

Publicado em: 21/08/2018

Estão abertos os agendamentos, no segundo semestre, para o projeto “Parceiros da Escola”, do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, que oferece a alunos de escolas de ensino médio, palestras e atividades práticas gratuitas voltadas à área, elaboradas por estudantes da graduação. Conforme a demanda dos professores, que escolhem o tema, os estudantes do curso desenvolvem trabalhos e os apresentam, tanto nas instituições que fazem a solicitação quanto na Uniara, por meio de visitas à universidade.

“O projeto, inicialmente chamado de ‘Biólogos do Futuro’, nasceu em 2015, dentro da disciplina ‘Educação Ambiental’, ministrada pela professora Mayla Willik Valenti Roese. Eu, o Eduardo Correia da Silva Júnior, e a Gabriela Vignoli Marin de Lima tivemos a ideia inicial, conversamos com a coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka, e convidamos todos os alunos do curso interessados em participar, do primeiro ao quarto ano, de modo que isso se estendeu e se manteve”, conta o ex-aluno e técnico de laboratório, Eduardo Donato Alves.

Ele explica que o objetivo é “levar uma parte prática, com experimentos, animais conservados etc, para as escolas”. “No ensino público, por exemplo, há muita teoria e pouca prática, necessária para que conheçam mais sobre determinado assunto e ‘sintam o gosto’ da biologia. Em 2017, fomos a diversas escolas, e no segundo semestre teremos mais visitas”, relata.

Além de proporcionar o aprendizado aos jovens, a atividade agrega bastante valor ao currículo do graduando, de acordo com Alves. “Como o curso de Biologia oferece a licenciatura, é uma oportunidade de estarem na frente de uma sala de aula e de conversarem com alunos das escolas, que gostam do que acompanham, sendo que, muitas vezes, há conteúdos que nunca viram”, destaca.

Teresa reforça que os estudantes de licenciatura “precisam praticar, e a melhor forma é aprendendo a planejar uma boa aula e ministrando-a”. “Essa iniciativa partiu deles, que tinham interesse em ‘sair’ das salas de aula. Além das atividades desenvolvidas, eles também explicam para os alunos das escolas onde o biólogo pode atuar. Muitos pensam que apenas lecionam ou pesquisam, mas existe uma gama muito maior de opções”, ressalta.

O “Parceiros da Escola” serve de auxílio para os docentes que escolhem o assunto que será tratado, segundo a coordenadora. “Muitas vezes, esses professores querem trabalhar, dentro do devido conteúdo programático, mas como a escola não tem a infraestrutura necessária, não conseguem fazer isso de maneira eficiente, e nos procuram. Então, analisamos a viabilidade de irmos ao local ministrar as atividades ou de recebermos a visita deles”, finaliza.

As escolas interessadas no projeto podem entrar em contato com Teresa pelo telefone/Whatsapp (16) 98216-7875, pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7116.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI