202404241200

Notícias

Alunos de Medicina Veterinária da Uniara conhecem produção agroecológica em assentamento rural

Publicado em: 11/06/2018

Na última quinta-feira, dia 7 de junho, alunos do primeiro ano do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara conheceram o assentamento Monte Alegre. A atividade fez parte das atividades da disciplina “Sociologia Rural”, ministrada pelo professor Alexandre Pierini.

“A visita serviu para que os estudantes enxergassem com mais clareza aquilo que é discutido em sala de aula - o que é um lote de assentamento, a questão de uma família ter uma produção agroecológica etc. A intenção foi trabalhar teoria e prática”, explica o docente.
Ele relata que os calouros foram a uma unidade experimental de produção agroecológica de frango.

“Os animais não são confinados e tem outro tipo de alimentação. Além disso, os alunos também conheceram uma família de assentados que faz parte de uma cooperativa, que explicou como ela funciona”, completa.

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Uniara, Cesar Giordano Gêmero, faz estágio-docência na disciplina de Pierini, e sua tese é voltada à alimentação das aves da unidade experimental. “Foi uma visita a um assentamento de reforma agrária, de modo que essa questão foi trabalhada, assim como a do cooperativismo, da agricultura familiar e da agroecologia. Os temas foram transmitidos em sala de aula e, depois mostramos isso na prática, ‘fechando’ a ideia da sociologia rural”, comenta.

Ele aproveita para destacar a conexão entre a graduação e a pós-graduação, na atividade. “As pesquisas e ações de extensão realizadas na pós são aproveitadas nas matérias de graduação, de modo que o curso vai se familiarizando com o campo e com questões de ciências, pesquisa e extensão”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária e sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI