202403281717

Notícias

Egressos do curso de Biologia da Uniara entregam canecas em projeto para diminuir o uso de copos descartáveis

Publicado em: 08/06/2018

A partir de um projeto desenvolvido em 2017, que busca promover a conscientização quanto à redução do uso de copos descartáveis, os ex-alunos do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Carolina Silva, Carlos Sabino de Oliveira, José Augusto Pirangelo e Marina Gonçalves Lopes, juntamente com a professora da graduação, Mayla Willik Valenti Roese, entregarão cerca de oitenta canecas a docentes, colaboradores e interessados em geral, na próxima terça-feira, dia 12 de junho, a partir das 20h, na Sala dos Professores da unidade I da instituição.

“A ideia nasceu devido a uma demanda da disciplina ‘Educação Ambiental’, ministrada pela professora Mayla. No segundo semestre de 2017, tivemos que desenvolver algo que envolvesse todas as etapas de um projeto de educação ambiental, para ser implementado na unidade I da Uniara. Começamos com um diagnóstico para saber quais eram as necessidades, para tentarmos mudar alguns hábitos que pudessem refletir em melhorias, em relação ao meio ambiente”, explica Marina.

Ela detalha que, durante uma semana, foi feito um levantamento a partir da contagem do número de copos descartados na Sala dos Professores. “Depois, chegamos a alguns dados e fizemos um cartaz mostrando o quanto isso significa por mês, na unidade, e em toneladas”, conta a ex-estudante.

Ana Carolina comenta que, a partir disso, surgiu a ideia de entregar canecas. “Conseguimos a verba por meio de uma ‘vaquinha’ organizada pela coordenadora do curso, Teresa Kazuko Muraoka, com os docentes da graduação, para confeccioná-las, fizemos os cartazes, que foram afixados no recinto, com os dados levantados, e finalizamos o projeto”, diz.

Mayla destaca que a importância do projeto é ver que os próprios alunos pensaram em uma solução para a diminuição de resíduos. “Um copo de plástico dura segundos em nossas mãos, pois é jogado fora logo após seu uso. É um resíduo bem complicado de se lidar, demora muitos anos para se degradar na natureza e acaba indo parar nos oceanos. Os estudantes resolveram contar o número de copos e conseguiram confeccionar as canecas para incentivar os professores a usarem-nas. Qualquer pessoa pode adotar esse hábito, usar sua própria garrafinha, por exemplo, e enchê-la nos bebedouros”, diz.

Teresa lembra que o projeto faz parte de uma das atividades da disciplina de Mayla. “A intenção, se os alunos deste ano aceitarem, é talvez estender isso para outras unidades da Uniara, já que é uma questão interessante, não só para o meio ambiente, mas para a instituição”, aponta.

Marina finaliza reforçando que a ação, “além de economizar, estimula a reflexão e a consciência ambiental”.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI