202404191414

Notícias

Serviço Social: mais que um curso, um instrumento político-pedagógico

Publicado em: 17/05/2018

A Universidade de Araraquara – Uniara, reconhecendo as transformações que vêm ocorrendo na sociedade e acompanhando-as na dinâmica societária, visualizou que o país precisa inserir no mercado de trabalho mais pessoas capazes de ajuda-la, atuando no relacionamento humano, com sensibilidade social, resistência e capacidade de superar dificuldades, e equilíbrio entre empatia e distanciamento. Sendo assim, a instituição passa a oferecer o curso de Serviço Social, nas modalidades presencial e a distância, que visam a promover melhores relações pessoais.

“A Assistência Social, como política pública, tem um relacionamento estreito com os problemas enfrentados pela sociedade, nos momentos de instabilidade política e econômica, por exemplo. Hoje, com os altos índices de insegurança social, é natural que o mercado de trabalho para o assistente social esteja em alta”, relata a coordenadora do curso presencial, Inayá Bittencourt e Silva.

De acordo com ela, a proposta da graduação está centrada em um espaço de produção, socialização, comunicação e conhecimento. “Condições estas colocadas para que a formação profissional seja facilitadora de aprendizagem para o exercício da crítica, da produção científica e da criatividade”, conta.

“Além da possibilidade de autonomia, de comunicação, de iniciativa, de elaboração de planejamentos e de avaliações da prática profissional, ainda possibilita a intervenção política e científica, eticamente orientada. Trata-se de um importante instrumento político-pedagógico, que expressa o compromisso do seu quadro docente e técnico-administrativo com a boa formação profissional dos assistentes sociais, em sintonia com as exigências éticas, teóricas e técnicas da profissão”, afirma Inayá.

Ela conta que o egresso do curso poderá trabalhar em áreas que lidem com questões sociais, que são os espaços de atuação, e situam-se em áreas de políticas sociais públicas e privadas. Segundo a docente, “ o assistente social é requisitado para planejamento, gestão e execução de políticas, programas, projetos e serviços sociais”.

O coordenador da graduação na modalidade a distância, Alexandre Pierini, aponta que, de uma maneira geral, “há assistência social em hospitais e empresas, por exemplo, para pensar na construção do bem-estar social e na qualidade de vida de trabalhadores”. “O profissional pode atuar nesses locais, assim como em indústrias e no funcionalismo público. Hoje, o ramo se expandiu demais, tanto na iniciativa privada quanto na pública”, afirma.

Ele comenta que, atualmente, o grande desafio do assistente social é ver a política pública como solução para os problemas sociais do país. “É o ponto central do nosso curso: contribuir para a organização dessas políticas dentro do município e da região de Araraquara”, destaca.

Serviço Social na modalidade a distância

“A proposta de tornar o curso a distância surgiu a partir de seu projeto presencial, quando foi devidamente adaptado à plataforma online. Em uma perspectiva mais moderna, a graduação se modificou bastante porque está relacionada à construção de políticas públicas. Então, hoje, a assistência social é feita na medida em que se consegue organizar, dentro do município, políticas públicas vinculadas às mais diferentes áreas, sejam elas educacional, da saúde, habitacional etc”, explica Pierini.

Mais informações sobre o curso de Serviço Social nas duas modalidades podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI