202404191802

Notícias

Projeto de recém-formado em Jornalismo na Uniara analisa repercussão do caso da pílula do câncer em sites de jornais

Publicado em: 25/01/2018

Em seu projeto experimental, a monografia intitulada “A cura do câncer: como o jornalismo digital abordou a Fosfoetanolamina Sintética”, o recém-formado no curso de Jornalismo na Universidade de Araraquara – Uniara, Sérgio Gabriel Calera, apresentou os resultados de uma análise da repercussão do noticiário publicado pelos sites dos jornais “Folha de S. Paulo” e “Primeira Página São Carlos”, a respeito da importância, relevância e posicionamento atribuídos aos relatos sobre a eficácia da substância Fosfoetanolamina Sintética, conhecida como ‘pílula do câncer’, no tratamento da doença, assunto que, de acordo com o ex-aluno, alcançou destaque nacional no segundo semestre de 2015. A monografia foi orientada pelo professor Fabricio José Mazocco.

“As pesquisas sobre a substância começaram a ser conduzidas na década de noventa, quando o pesquisador que investigava esses efeitos, em laboratório da Universidade de São Paulo - USP, campus de São Carlos, passou a distribuí-lo gratuitamente, mesmo antes de realizar testes controlados em seres humanos, mas acabou obrigado a suspender a distribuição por interferência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. A iniciativa gerou uma forte reação por parte dos milhares de pacientes que faziam uso da substância e muitos deles entraram na justiça para obter o composto. A análise se fundamenta nos procedimentos recomendados pelo método denominado análise de conteúdo”, contextualiza o ex-estudante.

Ele comenta que seu trabalho revelou que ambos os jornais apresentam elementos que mostram a relevância da Fosfoetanolamina. “Essa constatação também apontou que ambos se tornaram fonte de informação por apresentar o conteúdo de forma dinâmica, com esclarecimentos técnicos sobre o composto, preocupando-se com a forma com a qual o leitor entenderia o assunto”, relata.

Assim, Calera menciona que o projeto, “por meio de seu referencial teórico e sua análise, indicou que a Fosfoetanolamina tem potencial para ser utilizada como fonte de informação para a mídia”. “O jornalismo científico busca explicar a informação em dimensões técnicas, explorando o conhecimento para divulgação para a população. A visão técnica dos jornais ainda tem como objetivo deixar o assunto em pauta, mas ressaltando outro ponto de vista, que revela a capacidade em tornar informativo um conteúdo científico”, diz.

A relevância da análise realizada, na opinião do ex-aluno, está no fato de que o assunto tomou grandes proporções na região de São Carlos, “mas que possui âmbito mundial, e é importante mostrar a abordagem que os jornais digitais escolhidos atribuíram à descoberta dessa pílula e sobre como foi feita a transmissão dessa informação ao seu leitor”. “O tema escolhido para desenvolver a monografia se justifica pelo fato de que assuntos científicos vêm conquistando espaço em emissoras de televisão, rádio e também na internet. A divulgação do que é produzido nessa área possibilita o contato entre profissionais que atuam no campo da ciência e telespectadores, ouvintes e internautas”, destaca.

Ele coloca que o papel do jornalista que atua nesse campo é coletar informações científicas e transformá-las em uma linguagem compreensível destinada ao público em geral. “Portanto, no caso da Fosfoetanolamina Sintética, mesmo antes da comprovação dos benefícios ou malefícios do medicamento, a mídia estava dando ênfase aos estudos e à liberação da pílula, com forte apelo popular fundado no senso comum, em contraposição ao rigor científico exigido pelas normas reguladoras sobre produção e distribuição de medicamentos no país”, lembra Calera.

O período de análise dos sites foi de dez meses - de 14 de outubro de 2015 a 6 de julho de 2016. “Foram lidas um total de 123 matérias, sendo 87 no site da ‘Folha de S. Paulo’ e 36 no da ‘Primeira Página São Carlos’. A pesquisa analisou qual deles divulgou o assunto com maior relevância, além da maneira como o jornalismo digital enfatizou toda notoriedade que o fato adquiriu na época, desde a divulgação da descoberta da Fosfoetanolamina, até a repercussão de matérias veiculadas na imprensa sobre a distribuição da pílula para fins medicamentosos no tratamento de câncer, pelo Instituto de Química de São Carlos – IQSC, da USP”, detalha o ex-estudante.

Ele faz questão de agradecer à sua família, aos amigos e professores, principalmente ao seu orientador, Mazocco, “responsável e peça fundamental na realização do trabalho”. “Deixo o meu mais sincero agradecimento e minha alegria por terem feito parte da concretização de mais essa etapa em minha vida”, finaliza.

Informações sobre o curso de Jornalismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI