202404230432

Notícias

XII Congresso de Iniciação Científica da Uniara conta com mais de trezentos trabalhos apresentados

Publicado em: 14/11/2017

O XII Congresso de Iniciação Científica – CIC da Universidade de Araraquara – Uniara contabilizou mais de trezentos trabalhos apresentados. O evento, promovido pelo Centro Integrado de Estudo e Pesquisa – CIEPesquisa da instituição, foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, na unidade I da universidade.

“Considero que o CIC, mais uma vez, foi muito bem-sucedido. Tivemos 360 trabalhos aceitos, dos quais 312 foram apresentados pelos alunos. Além disso, frequentaram o Congresso como ouvintes 520 estudantes, assistindo às mesas e aprendendo um pouco sobre os estudos. A exposição dos painéis também estava bastante movimentada”, relata a coordenadora do CIEPesquisa e do comitê de organização do evento, Helena Carvalho De Lorenzo, que aponta que o encontro já está consolidado.

Ela comenta que, além da participação dos alunos, existe uma forte colaboração por parte dos professores, “que têm prazer de participar das mesas e discutir os trabalhos”. “Eles acreditam no CIC como uma forma de aprendizado para os estudantes”, diz.

No entanto, a participação dos estudantes é o aspecto que lhe proporciona maior satisfação. “Eles ficam contentes por apresentarem seus projetos. Houve pesquisas que geraram discussões construtivas. É muito bom ver como aproveitam, e alguns já falam em voltar na próxima edição, visto que apresentaram trabalhos ainda com conclusões parciais”, destaca.

 

Iniciação Científica

“A Iniciação Científica – IC é uma atividade importante porque o conhecimento é algo que se aprende e que se acumula. Não nasceu pronto. A IC é um ‘tijolinho’ importante na construção da ciência, pois, por um lado, ela forma pesquisadores, sendo que o aluno que a desenvolve está mais credenciado para começar um programa de pós-graduação. Mas a IC também é para o futuro profissional. Assim, tanto para aqueles que querem prosseguir em seus estudos quanto para os que querem ir para o mercado de trabalho, fazer uma IC e apresentá-la em um congresso é uma atividade extremamente importante”, afirma Helena.

Entre as vantagens, ela menciona que os alunos aprendem a trabalhar com foco, com fundamentação teórica, de maneira coletiva, além de falarem em público e discutirem o que fazem, “sem o constrangimento de errarem ao exporem seus conhecimentos para avaliação”.

“Ter a relação orientador-orientado e criar uma afinidade de pesquisa com alguém mais experiente é bastante importante, tendo sempre a ideia de que o conhecimento é um objeto em construção. Um dos papeis da universidade é capacitar o aluno, e a IC colabora com isso. O congresso é o momento em que o aluno apresenta seu trabalho”, finaliza a coordenadora.

Informações sobre o CIC podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/cic ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI