202404160635

Notícias

Biólogo do CEAM da Uniara firma colaboração acadêmica com pesquisadores da Cetesb

Publicado em: 19/09/2017

O biólogo e coordenador do Centro de Estudos Ambientais – CEAM do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara - Uniara, firmou, por meio de seu coordenador, Guilherme Rossi Gorni, uma colaboração acadêmica com pesquisadores da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb para o aprofundamento na identificação taxonômica de oligoquetos aquáticos amostrados na rede de monitoramento da Cetesb.

“A Cetesb é o órgão ambiental que monitora, entre outros, ecossistemas aquáticos, além da qualidade do ar e do solo de todo o Estado. O monitoramento dos corpos d’água são bastante extensos e abrangem diversos pontos, desde reservatórios e represas, até rios da região metropolitana e do interior”, comenta Gorni.

Após estreitar as relações, ele conta que foi firmada a colaboração acadêmica junto aos pesquisadores da divisão de comunidades aquáticas. “Isso significa que teremos acesso a algumas amostras da rede monitoramento, que compreende o período de 2014 a 2016, da Cetesb”, explica.

Além disso, o docente conta que, com base nessas amostras, poderão ser desenvolvidas trabalhos acadêmicos como teses e dissertações, possibilitando o estudo de novos índices para a avaliação da toxicidade dos sedimentos.

Ele cita o envolvimento de alunos do mestrado em DTMA, além de um doutorado que será desenvolvido com base nessas amostras. “O que mais chama a atenção nesse tipo de colaboração acadêmica é a visibilidade que a Uniara vai receber perante esse órgão ambiental estadual. O aprofundamento acadêmico desse tipo de trabalho é muito alto que me deixa muito contente por trabalhar com esse material vasto e precioso”, diz o coordenador.

Por meio da colaboração acadêmica, outros trabalhos de pesquisa também poderão ser realizados, de acordo com Rossi, já que a análise dessa fauna possibilitará um cruzamento dos dados da qualidade da água com a característica do uso e da ocupação do solo. “A região metropolitana tem determinado perfil de uso e ocupação, enquanto no interior há outros perfis, como por exemplo agricultura, pecuária, e algumas bacias hidrográficas mais bem conservadas e, assim, será possível fazer uma comparação entre esses pontos”, finaliza.

Informações sobre o CEAM e o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI