[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 22/12/2025, retornando às atividades no dia 05/01/2026, em horário normal.
Será disponibilizado um plantão na Central do Candidato, para matrículas e inscrições para o vestibular, nos seguintes dias e horários: dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025, das 09h00 às 14h00. Dia 02 de janeiro de 2026, das 12h00 às 16h00, e dia 03, das 08h00 às 12h00.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 09/12/2014
O Centro Universitário de Araraquara – Uniara, por meio de seu curso de Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente, assinou um convênio de cooperação acadêmica com o Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp/Araraquara no dia 18 de novembro. O objetivo é incentivar os alunos das duas instituições para a prática da atividade acadêmica e para o desenvolvimento de projetos de pesquisas.
De acordo com o coordenador da graduação, Marcelo Wilson Anhesine, a intensão “é incentivar os alunos a trabalharem na prática, por meio do uso de laboratórios específicos, para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisas no setor de biocombustíveis, que são executados na Uniara e no Instituto de Química”. “Atualmente, os cursos têm como característica muitas atividades internas em sala de aula, deixando as atividades e o exercício prático da profissão em segundo plano”, conta.
Ele destaca sua pesquisa de pós-doutorado, que tem como foco o estudo sobre o uso de adsorventes vegetais para a purificação do biodiesel, como o Primeiro Termo Aditivo, que foi uma condição necessária para a assinatura do convênio. “Meu projeto marcou o início desse processo, mas poderia ser também de alunos e outros professores. Pretendemos promover um trabalho de integração entre estudantes e docentes de ambas as partes, para que o convênio possa continuar existindo e garantindo a produção acadêmica exigida”, relata o docente.
Para Anhesine, essa parceria deverá ampliar a participação do curso de Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente em atividades mais acadêmicas como, por exemplo, em iniciação científica ou em participação em feiras, simpósios e congressos. “Isso facilitará a apresentação de trabalhos com a participação de alunos e professores, o que poderá abrir um conjunto de possibilidades, entre elas as de estágios tanto na Uniara quanto na Unesp, com possíveis novas formas de trabalho, fazendo uma integração com outras áreas das duas instituições de ensino”, finaliza.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI