202402261735

Eventos

X Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais

X Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais

X Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais
Mudanças Climáticas, Mundo Rural e Precarização de Políticas Públicas

De 9 a 11 de novembro de 2022

Links e programação de apresentação via Google Meet

O X Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais: Mudanças Climáticas, Mundo Rural e Precarização de Políticas Públicas objetiva promover um espaço de diálogos, debates e proposições entre os diferentes atores sociais envolvidos com a pesquisa, ensino, extensão e formulação de políticas públicas no meio rural. É um espaço que propicia trocas de conhecimentos e aprendizados, que fortalece a construção da ciência e propicia elementos fundamentais para a avaliação e a reflexão em torno das políticas públicas.

Ao longo da história de realização dos Simpósios, temos tido a participação de estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) de vários campi da UNESP, UFSCar, Unicamp, dos Institutos Federais, de diversas universidades públicas e privadas de outros Estados, além de professores e pesquisadores, de gestores de órgãos públicos, representantes de movimentos sociais, cooperativas e de agricultoras e agricultores familiares em geral.

Destaca-se também que a realização do evento é um momento privilegiado da prática da extensão universitária ao propiciar aos profissionais de diferentes áreas que atuam junto às organizações sociais e produtivas do campo um momento de atualização em temas relacionados ao desenvolvimento rural e urbano. Neste ano, apesar das restrições, devido ao contexto de pandemia da COVID-19 que ainda vivemos, esperamos contar com receptividade e boa adesão do público.

O evento ocorrerá em formato híbrido (nas modalidades presencial e online), o que permitirá a ampliação da participação, tanto de pesquisadores de locais mais distantes, inclusive os internacionais.

O evento acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2022. A programação conta com conferência, mesas-redondas, rodas de conversa e sessões temáticas para apresentação de trabalhos. Após o evento, os artigos serão avaliados pela comissão científica, e os autores serão convidados a submetê-los para uma seção especial da Revista Retratos de Assentamentos.

Programação

Quarta-feira, 9 de novembro de 2022

19h00 - Abertura Solene

Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante (Uniara)

19h15 - Conferência Inicial

Paulo Eduardo Artaxo Netto (IF/USP)

Das 20h00 às 22h00 - Mesa Redonda 1

Dimensões Socioambientais das Mudanças Climáticas: Perspectivas e Possibilidades

Coordenação:
José Maria Gusman Ferraz (Uniara/Unicamp)

Palestrantes:
Antonio Gomes Barbosa (ASA-Brasil), Guilherme Costa Delgado (UFU) e Luiz Marques (Unicamp)

Link de transmissão via YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=3Kjr2a0Pbqo

 

Quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Das 9h00 às 12h00 - Mesa Redonda 2

Mudanças Climáticas e Insegurança Hídrica no Meio Rural: os Desafios das Políticas Públicas

Coordenação:
Osvaldo Aly Júnior (Uniara)

Palestrantes:
Bibiana Bilbao (Universidad Simon Bolivar), José Esteban Castro (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas - CONICET, Argentina), Sebastião Reginaldo da Silva Pinheiro (UFRGS) e Sérgio Pereira Leite (CPDA/UFRRJ)

Link de transmissão via YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=bmYhPnkXLAA

Almoço

Das 14h00 às 18h00 - Sessões Temáticas (apresentação de trabalhos)

Das 18h00 às 20h00 - Roda de Conversa

Relatos de Experiências dos Núcleos de Pesquisa e Extensão Universitária no Meio Rural

Coordenação:
Thauana Paiva de Souza Gomes (Uniara/Faculdade Estácio), Flávio Aparecido Pontes (IFSP/Boituva), Luís Antonio Barone (UNESP/Presidente Prudente) e Paulo Eduardo Moruzzi Marques (ESALq/USP)

Link de transmissão via YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=9ryvf1Akbo0

 

Sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Das 9h00 às 12h00 - Mesa Redonda 3

Agroecologia e Resistências: Adaptações às Mudanças do Clima e Populações Vulneráveis

Coordenação:
Henrique Carmona Duval (Uniara/UFSCar - Lagoa do Sino)

Palestrantes:
Araci Kamiyama (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável - CDRS), Dagoberto José Fonseca (FCLAr/UNESP), Emma Cademartori Siliprandi (FAO), Joelson Gonçalves de Carvalho (Uniara/UFSCar) e José Maria Tardin (Escola Latino-Americana de Agroecologia/ELAA)

Link de transmissão via YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=zY6xEeQ0_f0

Almoço

Das 14h00 às 18h00 - Sessões Temáticas (apresentação de trabalhos)

 

*Programação sujeita a alterações

Sessões temáticas (Apresentação de Trabalhos)

Links e programação de apresentação via Google Meet

1) Agroecologia e Alternativas da Produção Agrícola

Esta sessão busca contemplar as diferentes dimensões que envolvem a agroecologia e a proposta de um desenvolvimento alternativo ao hegemônico, perpassando por temas relacionados às questões sociais, ambientais, as metodologias de avaliação e manejo de agroecossistemas, nas dimensões: produtiva, ecológica, energética, sociocultural e econômico-financeira, manejo e conservação dos recursos naturais por métodos agroecológicos, processamento artesanal de alimentos, conservação e produção de sementes crioulas, técnicas de beneficiamento, conservação e processamento de vegetais e produtos de origem animal, formas de organização e certificação da produção orgânica.

Coordenação:
Claudia Pilar Lizarraga Aranibar (Conselho Latino Americano de Ciências Sociais), Fernando Silveira Franco (UFSCar-Sorocaba), Inês Claudete Burg (UFFS) e José Maria Gusman Ferraz (Uniara)

2) A Questão da Água no Mundo Rural na Atualidade no Brasil e na América Latina

O objetivo da sessão é discutir o tema da água sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável para o Bem Viver, já estudado há vários anos em vários países da América Latina, não apenas em função da existência de várias regiões semiáridas, mas também em função do peso das comunidades camponesas/originárias na gestão pública, como é o caso do Peru, da Colômbia e Paraguai. No Brasil, esse tema ganhou relevância a partir das experiências do semiárido brasileiro e também em função da mobilização de agricultoras e agricultores familiares da região sul do país. Essa sessão, além de dialogar com as pesquisas em curso, pretende abrir espaço para trocas de experiências entre diferentes países do continente latino-americano.

Coordenação:
Carlos Alfredo Vacaflores Rivero (Bolívia Jaina), Jozrael Henriques Rezende (Presidente do Comitê de Bacias - CBHTJ), Maria Teresa Vilela Abdo (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA) e Osvaldo Aly Júnior (Uniara)

3) Alternativas de Extensão Rural e de Assistência Técnica

Esta sessão busca abordar temas relacionados à assistência técnica e extensão rural no campo, tecnologias sociais, projetos de agroecologia e desenvolvimento sustentável, experiências e sistemas de produção agroecológicos, agrobiodiversidade como princípio de manejo de sistemas, extensão universitária no meio rural, propostas de capacitação, de certificação e formação de agricultores e técnicos como programa de educação continuada.

Coordenação:
Ademir de Lucas (ESALQ/USP), Antonio Lázaro Sant´ana (UNESP-Ilha Solteira), Renato de Carvalho Lopes (EMATER-DF), Oriowaldo Queda (Uniara) e Vivien Diesel (UFSM)

4) Dilemas sobre a Titulação e Perspectivas para o Futuro dos Assentamentos

O objetivo da sessão é realizar um balanço da trajetória dos assentamentos rurais em São Paulo, levando-se em conta que se trata da expressão da diversidade social que permeia as distintas dinâmicas territoriais, reveladoras da relação tensa entre a utopia e a política pública, entre o projetado e o vivido. As experiências dos assentamentos estão ligadas às lutas pela conquista e pela manutenção da terra por parte de distintos grupos sociais marginalizados; bem como aos projetos que envolvem e dão sentido aos seus dilemas e ressignificações. Nesse sentido, também será discutida a questão da nova política de titulação dos assentamentos do INCRA, cuja intenção ainda é recôndita e merece atenção por parte dos centros de pesquisa, governos municipais, movimentos sociais, assim como das próprias assentadas e assentados.

Coordenação:
Delwek Matheus (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST), Luís Antonio Barone (UNESP/Presidente Prudente), Marcelo Pedroso Goulart (MPSP/UNESP - Franca) e Raimundo Pires Silva (ABRA/Fundação Escola de Sociologia de São Paulo - FESP)

5) Segurança Alimentar, Fome e Saúde

Diante do cenário de crise humanitária global e da volta do Brasil para a lista do mapa da fome, esta sessão propõe-se a abordar as consequências da pandemia da Covid-19 no Brasil, assim como os inequívocos e ausências do governo durante esse período. Nesse contexto, para uma melhor análise, serão discutidas as políticas públicas municipais e federais, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), as feiras/varejões populares e o Programa de Alimentação Escolar (PNAE), além dos impasses para a execução desses programas públicos urbanos e rurais. Por fim, será necessária uma análise sobre os impactos da pandemia e da fome na saúde da população, sobre estimativas de gastos em saúde pública e, ainda, sobre perspectivas futuras.

Coordenação:
Fernando Gaiger Silveira (IPEA), Luiz Manoel de Almeida (Uniara/UFSCar), Marcelo Mazeta Lucas (Prefeitura de Araraquara/Uniara), Maria Emília Lisboa Pacheco (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - FASE) e Renato Sérgio Jamil Maluf (CPDA/UFRRJ)

6) Experiências em Educação do Campo

A sessão busca contemplar os projetos de educação do campo e da cidade, os programas do PRONERA, PROCAMPO, PRONACAMPO, PROJOVEM, Política Nacional de Agricultura Urbana, dentre outros. Também propõe-se a discutir as novas políticas destinadas à educação no meio rural e urbano, projetos e políticas para a educação de comunidades tradicionais, assentadas, quilombolas e indígenas; experiências de hortas em escolas do ensino fundamental, materiais didáticos e propostas pedagógicas, tais como a concepção de educação de Paulo Freire e de outros autores que divergem sobre o conteúdo curricular da educação do/no campo e nas cidades.

Coordenação:
Flávia Cristina Sossae (Uniara), Gislaine Cristina Pavini (Uniara), Mônica Castagna Molina (UNB) e Reginaldo Anselmo Teixeira (Prefeitura de Araraquara)

7) Transgênicos e Agrotóxicos

O objetivo da sessão é compartilhar os resultados, desafios, limites e potenciais de pesquisas relacionadas aos impactos dos agrotóxicos e transgênicos. Abordará de forma crítica a construção da ideia de que o uso da dupla (agrotóxicos/transgênicos) é fundamental para a produção de alimentos e o combate à fome, buscando correlacionar o tema com os impactos sociais e ambientais dessa utilização. A sessão reunirá as diferentes áreas para discutir dados, reunir forças e incentivos para a continuidade nas pesquisas científicas, visto que os resultados das pesquisas científicas interdisciplinares e intersetoriais são essenciais para a construção de argumentação na defesa da vida, saúde e meio ambiente.

Coordenação:
Leonardo Melgarejo (UFRS), Maria Lúcia Ribeiro (Uniara), Paulo Brack (UFRS) e Wanderlei Antonio Pignati (UFMT)

8) Comercialização, Mercados Institucionais e Políticas Públicas

A sessão terá como objetivo realizar uma análise acerca do contexto institucional e burocrático em que estão inseridos os gestores das políticas para agricultura familiar. A partir de um conjunto de estudos realizados com gestores e tendo como referência teórica uma interpretação crítica da burocracia, o grupo discutirá os desafios vivenciados pelos gestores na construção de um aparato burocrático específico para a agricultura familiar no governo federal. Trará também para discussão o papel exercido pelos órgãos de controle no contexto recente e seus efeitos sobre as políticas públicas estudadas.

Coordenação:
Daniel Tadeu Amaral (Uniara), Flávio Aparecido Pontes (IFSP/Boituva), Helena Carvalho De Lorenzo (Uniara), Newton Narciso Gomes Junior (UNB) e Pedro Ivan Christoffoli (Universidade Federal da Fronteira Sul)

9) Gênero e Geração no Meio Rural

Esta sessão propõe-se a abordar a participação e o protagonismo feminino, da juventude e da família de maneira geral em diversas esferas envolvendo: geração de trabalho e renda, atividade agrícola e não agrícola, casa e lote, ação política e movimentos sociais, papéis atribuídos e espaços conquistados. Também visa a discutir a relação entre idades da vida, o presente e futuro dos assentamentos, as formas e lugares de sociabilidade, outros tipos de organização comunitária, os desafios na conquista de espaços dentro e fora dos ambientes rurais e urbanos, políticas inclusivas de mulheres e jovens, dentre outras questões relacionadas ao tema.

Coordenação:
Alexandra Filipak (IFSP/Matão), Larissa Sapiensa Galvão Leal, Sônia Maria Pessoa Pereira Bergamasco (FEAGRI/Unicamp) e Thauana Paiva de Souza Gomes (Uniara/Estácio de Sá)

Inscrições

Valores

  • Professores Universitários e profissionais liberais: R$ 70,00;
  • Estudantes de pós-graduação: R$ 50,00;
  • Professores de Educação Básica da Rede Pública e estudantes de graduação: R$ 30,00;
  • Assentadas(os), agricultoras(es) familiares e ouvintes: isentos;
  • Participação online: isento.

Atenção: a cobrança na modalidade presencial se dará devido ao coffee break e eventuais despesas. Isenção de pagamento para as inscrições na modalidade de participação online.

Prazos

  • Inscrição geral para participação online, sem apresentação de trabalho: até 9 de novembro de 2022;
  • Inscrição geral para participação presencial, sem apresentação de trabalho: até 31 de outubro de 2022;
  • Envio dos resumos: até 17 de outubro de 2022;
  • Envio dos trabalhos completos: até 24 de outubro de 2022.

Normas para submissão

Resumos

  • Nomes dos autores devem ser completos e por extensos, sem abreviações;
  • Deve conter a formação acadêmica e a filiação institucional de cada autor;
  • Os resumos deverão ser digitados em um único parágrafo (máximo de 1.800 caracteres), acompanhados de até 5 palavras-chave.

Trabalhos completos

  • Utilizar fonte Times New Roman, número 12. Espaço simples;
  • Ter até 20 páginas, incluindo figuras, tabelas, quadros, esquemas e referências;
  • Título do artigo deve ser centralizado, em negrito e caixa alta. Pular uma linha e inserir o nome completo por extenso dos autores (um em cada linha), alinhado à direita e com nota de rodapé indicando formação acadêmica e filiação institucional e demais informações que considerar relevantes;
  • Figuras (incluindo gráficos, esquemas, etc.) deverão utilizar o mesmo padrão de letra do texto, ser numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, com a respectiva legenda. Ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, mapas, etc.) deverão ser enviadas em boa definição;
  • As citações (NBR 10520/2002) e as referências (NBR 6023/2018) devem obedecer às regras da ABNT;
  • O sistema de chamada das referências das citações diretas ou indiretas adotadas como padrão é autor¬data (NBR 10520/2002), sendo as notas de rodapé somente explicativas (NBR 6022/2003);
  • Após sua inscrição envie seu trabalho completo com seu nome no Assunto (seu nome completo) para o e-mail: simposioreformaagraria@uniara.edu.br.

Anais

Anais do X Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais:

Anais

Organização

Comissão Organizadora (NUPEDOR - Uniara)

Antônio Wagner Pereira Lopes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6927615740709535

Cesar Augusto Feliciano
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6931450263933202

Daniel Tadeu do Amaral
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7378501462450435

Elisa Racy Carlini
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1355791069923396

Flávia Cristina Sossae
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8245880046039472

Flávio Aparecido Pontes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7907514844842045

Gabriela de Menezes Freitas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0616928856596278

Gislaine Cristina Pavini
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1696652380882905

Henrique Carmona Duval
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1127516712972199

Joelson Gonçalves de Carvalho
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0141039743607067

José Maria Gusman Ferraz
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3851804858390996

Joviro Adalberto Junior
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9298619425148417

Larissa Sapiensa Galvão Leal
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4749553495442171

Luiz Gustavo Ennes Pizzaia
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2765235005099252

Osvaldo Aly Júnior
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9927342599524750

Oriowaldo Queda
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2772558793021770

Renata Egydio de Carvalho da Costa Manco
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1617020541147621

Thauana Paiva de Souza Gomes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0922307244574360

Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante (Coordenadora)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7454508605039228

Comissão Científica

Antônio Lázaro Sant´Ana (UNESP/Ilha Solteira)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2578970442440019

Antônio Wagner Pereira Lopes (Uniara)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6927615740709535

Flávia Cristina Sossae (Uniara)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8245880046039472

Guilherme Rossi Giorni (Uniara)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5709556333376897

Helena Carvalho De Lorenzo (Uniara)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0152644674173077

Henrique Carmona Duval (UFSCar/Lagoa do Sino)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1127516712972199

José Maria Gusman Ferraz (Uniara)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3851804858390996

Joelson Gonçalves de Carvalho (Uniara)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0141039743607067

Leonilde Servolo Medeiros (CPDA UFRJ)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6874717097891723

Luís Antonio Barone (UNESP/Presidente Prudente)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7387083975795268

Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida (UFSCar/Lagoa do Sino)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5053214724598522

Marcel Fantin (USP)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0466568768012496

Maria Lúcia Ribeiro (Uniara)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4093825086696897

Marilda Aparecida de Menezes (UFABC)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9822634790399791

Newton Narciso Gomes Júnior (UNB)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5755545515133754

Osvaldo Aly Júnior (Uniara)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9927342599524750

Oriowaldo Queda (Uniara)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2772558793021770

Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco (FEAGRI/Unicamp)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8863899187043019

Thauana Paiva de Souza Gomes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0922307244574360

Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo (FEAGRI/Unicamp)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9535960068552016

Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante (Uniara)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7454508605039228

 

Contato

Para mais informações, fale conosco pelo e-mail simposioreformaagraria@uniara.edu.br


Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /eventos/x-simposio-reforma-agraria-questoes-rurais/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI