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Comunicado aos alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia (COVID-19) - 02/04/2020

Prezados alunos,

Informamos aos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia que estão abertos os cadastros para alunos que queiram participar da ação estratégica “O Brasil conta Comigo”. O edital recruta interessados em contribuírem com o Brasil nesse momento, de maneira regulamentada nos instrumentos legais.

O aluno que tiver interesse em se inscrever (e que for selecionado), terá vários benefícios pedagógicos descritos nas portarias do MEC e do Ministério da Saúde. Ademais, haverá remuneração oferecida pelo Ministério da Saúde para os selecionados.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

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Informações oficiais (COVID-19) - 02/04/2020

Prezados alunos,

Estão circulando na internet imagens falsas de um comunicado em nome da Uniara. Para certificar-se de que uma mensagem é verdadeira, acesse diretamente de seu computador nosso site através do endereço https://www.uniara.com.br/.

Os comunicados oficiais da instituição serão sempre publicados em nosso site.

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Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

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Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

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Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

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Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

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Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

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UNIARA

Submissão de Atividades Didáticas

Para a submissão de uma proposta de atividade didática e/ou extensão que envolva a utilização de animais, as mesmas devem ser apresentadas juntamente com todas as documentações solicitadas pelo Comitê.

Para a submissão de uma atividade didática ou extensão, é necessário que se faça o download de todos os documentos necessários, os quais se encontram disponíveis nesta página, e efetue a entrega dos mesmos, (físico e em PDF) devidamente preenchidos e assinados, por e-mail e no Comitê de Ética no Uso de Animais da Uniara.

Nesta ocasião, ele será protocolado e receberá um número de identificação. Todo o trâmite dentro do CEUA será com este número.

A aula prática, envolvendo o uso de animais, que vier a ser ministrada para mais de uma turma e/ou disciplina, ou por vários professores, o respectivo curso, através do seu coordenador, deverá designar um docente responsável que submeterá ao CEUA o protocolo de ensino da referida aula prática.

No caso de aprovação do protocolo, os demais professores poderão ministrar a aula prática desde que assinem um Termo de Compromisso, na qualidade de co-responsáveis, juntamente com o responsável e o coordenador do curso.

Caso uma aula prática, envolvendo o uso de animais, vier a ser ministrada para mais de uma turma e/ou disciplina, o docente responsável, que submeteu sua proposta ao CEUA-Uniara, poderá executar essa aula, sempre que necessário, nesta instituição, desde que as condições sejam idênticas a descrita no formulário aprovado, e as autorizações pertinentes, sejam renovadas.

Atenção: O Termo de Consentimento, só se torna uma documentação obrigatória, quando a atividade didática pretender utilizar animais que possuem responsáveis. Desta forma, o Termo de Consentimento é um documento (escrito, datado e assinado) pelo qual o responsável pelo(s) animal(is) do estudo ou seu representante, de forma voluntária, permite que seu(s) animal(is) participe(m) de um estudo.

A proposta do Termo de Consentimento deve ser apresentada e aprovada pelo CEUA. Após a aprovação do CEUA, deve ser entregue para o responsável do animal e após a autorização do mesmo, o procedimento pode ser realizado.

Quando o animal se enquadrar "sem responsável", o Termo de Consentimento poderá ser dispensado, a critério da CEUA.

Documentos que deverão ser entregues de forma física no Comitê de Ética no Uso de Animais, para a submissão de atividades didáticas:
  • 1 cópia do Formulário para Uso de Animais em Atividades Didáticas;
  • 1 cópia do Termo de Consentimento (quando aplicável);
  • 1 cópia do Termo de Consentimento Institucional.
Documentos que deverão ser encaminhados em formato PDF para o e-mail do CEUA:
  • 1 cópia do Formulário para Uso de Animais em Atividades Didáticas.
Documentos disponíveis para download:

Termo de Consentimento Institucional

Formulário para Uso de Animais em Atividades Didáticas

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE

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