[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

UNIARA

Uniara Online

Modelo Tradicional

Modelo Tradicional

Metodologia de Ensino

Nossos cursos de pós-graduação no Modelo Tradicional (credenciados pelo MEC) tem duração mínima de 12 meses e o conteúdo está distribuído ao longo de quatro módulos independentes. Clique nos itens abaixo e saiba mais sobre a metodologia.

Estrutura do Curso

Os cursos de especialização da Uniara têm carga horária total de 360 horas. São 12 meses, em média, para a integralização das disciplinas e mais 4 meses específicos para orientação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC*.

*O TCC é opcional conforme legislação vigente e terá custo adicional.

Credenciamento pelo MEC

A Uniara está credenciada para ofertar cursos na modalidade a distância (graduação e pós-graduação Lato Sensu), por meio da Portaria nº 672 de 05/08/2014, publicada no Diário Oficial do dia 06 de Agosto de 2014.

Segundo o MEC, a Educação a Distância utiliza-se de vários meios de comunicação para aproveitar melhor o tempo destinado à aprendizagem. O aluno deve programar seu tempo de estudo e autoaprendizagem, pois todos os conteúdos das disciplinas ou cursos possuem um plano de aula previamente agendado e elaborado de modo a permitir o acompanhamento dos assuntos junto ao professor.

Avaliações

Todos os cursos a distância oferecidos pela Uniara têm a avaliação do desempenho do estudante.

Em relação às atividades avaliativas virtuais, semanalmente são propostas atividades individuais e ou coletivas que visam à participação ativa do aluno no seu processo de ensino e aprendizagem e a interação com os colegas e tutor. Essas atividades são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com o acompanhamento do tutor e com prazos estabelecidos para a sua realização.

Para que seja aprovado no módulo, o aluno deverá obter nota mínima 5,0 tanto nas atividades virtuais quanto na presencial. Salienta-se que, no computo final da média final no módulo, as atividades virtuais representam 40% do total, e as presenciais do encontro compõem 60% da nota do módulo.

Portanto, a atribuição dos conceitos em cada módulo será calculada com os seguintes critérios:

  1. Atividades avaliativas presenciais compõem 60% do valor da média final do módulo;
  2. Atividades virtuais, no conjunto, compõem 40% do valor da média final do módulo;
  3. Valor total das avaliações: 10,0.

A avaliação final e a defesa do TCC (caso houver) se realizarão por agendamento na sede da Uniara em Araraquara ou em seus núcleos de apoio presencial, assim que o aluno cumprir todos os módulos do curso. Caso o aluno não compareça no dia da avaliação e defesa do TCC (caso houver), a Uniara garantirá mais uma oportunidade para realizar as atividades presenciais no núcleo mais próximo, permitindo a integralização do seu curso.

O TCC será avaliado por uma banca e a nota final mínima para a aprovação é 5,0 (caso houver).

Certificado de Conclusão do Curso

O certificado de conclusão de curso será expedido pela Universidade de Araraquara - Uniara e, independentemente da modalidade - presencial ou a distância - tem a mesma validade. Não há diferença no certificado da educação a distância e do ensino presencial.

Material de Estudo

O material de estudo (conjunto de arquivos que compõe a unidade semanal) será disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem. Nesse ambiente, o aluno terá acesso aos arquivos de estudo, às atividades propostas, aos recursos de interação. O material fica disponível por um período de tempo e, posteriormente, será retirado da plataforma. Por isso, o aluno terá a necessidade de organizar o seu tempo. Nesse material, o aluno encontrará textos em arquivos para imprimir e ler sem estar conectado, com a possibilidade de assistir a eventuais vídeos.

Os cursos a distância da Uniara são flexíveis a ponto de você decidir onde e quando deseja estudar. Evidentemente, nesse processo, você deve manter uma agenda de compromissos bem organizada para conseguir estudar e cumprir com todos os aspectos relacionados às tarefas e atividades complementares. Recomendamos que você crie condições de acesso e dedicação aos estudos por duas horas diárias. Não acredite que acumulando horas para o final de semana você possa conseguir recuperar o tempo perdido, pois as discussões em fórum e as atividades de tarefas serão cobradas dentro de prazos pré-estabelecidos.

Recursos de informática

Para fazer cursos a distância, você necessita ter acesso a internet banda larga. Sugerimos que o computador tenha, no mínimo, a seguinte configuração: processador 1.0 Ghz, 512 MB de memória RAM, navegador de internet atualizado (recomenda-se o IE 6.0, Firefox 3.5 ou superiores), editor de texto e planilha, plugin do flash e leitor de documentos em PDF e email pessoal.

O acesso ao curso ou disciplina na Internet ocorre pelo portal www.uniara.com.br/uniaraonline/. Uma vez acessado o portal, o aluno deverá digitar seu login e senha para ser transferido diretamente ao curso em que está matriculado. Todo o conteúdo das unidades semanais pode ser consultado em horários escolhidos pelo aluno, conforme a sua disponibilidade de tempo e organização pessoal.

Corpo Docente

A Uniara sempre trabalha com um corpo docente altamente qualificado, composto por especialistas, mestres e doutores.

O aluno do EAD terá contato direto com os tutores, que nem sempre são os conteudistas dos textos disponibilizados, mas que são profissionais qualificados e capacitados para oferecer suporte didático-pedagógico durante todo o curso. Sempre haverá um ou mais tutores que irão acompanhá-lo, estimulá-lo e auxiliá-lo no desenvolvimento de seu estudo. O aluno deverá contatar o seu tutor para esclarecer qualquer dúvida ou interesse relacionado ao curso, e caso seja necessário, o conteudista poderá ser contatado pelo tutor para sanar eventual dúvida que venha a persistir.

Além dos tutores, os cursos de pós-graduação a distância da Uniara contam com coordenadores com a incumbência de acompanhar o desenvolvimento das turmas.


Perguntas Frequentes

A Educação a Distância - EAD - teve seu início com cursos por correspondência, mas, hoje, a evolução tecnológica possibilita que todo o processo ocorra de forma mais rápida. O rompimento de barreiras geográficas e temporais é a principal vantagem da Educação a Distância. A EAD surgiu como uma modalidade de ensino dirigida a pessoas e/ou comunidades que não tenham condições de deslocamento ou acesso ao ensino presencial.

Uma das funções do processo de EAD é possibilitar a aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentando diferentes meios de comunicação e informação. Trata-se de uma metodologia de ensino que está cada vez mais acessível e tem a finalidade de atender à demanda educacional, aumentando o potencial didático-pedagógico dos alunos com horários flexíveis para aprendizagem.

A EAD surgiu como proposta de um processo de ensino-aprendizagem caracterizado pela separação do professor e aluno no espaço e/ou tempo, sendo, o controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor, que se encontra distante. As ações do processo são caracterizadas pela comunicação entre alunos e tutores, sendo mediadas por documentos impressos, online ou outra forma de tecnologia.

O processo educacional é realizado com uso de plataformas para gerenciamento de cursos, programas que possuem características específicas para a organização e gerenciamento dos conteúdos e atividades avaliativas.

A Uniara está credenciada para ofertar cursos na modalidade a distância (graduação e pós-graduação Lato Sensu), por meio da Portaria nº 672 de 05/08/2014, publicada no Diário Oficial do dia 06 de Agosto de 2014.

Segundo o MEC, a Educação a Distância utiliza-se de vários meios de comunicação para aproveitar melhor o tempo destinado à aprendizagem. O aluno deve programar seu tempo de estudo e autoaprendizagem, pois todos os conteúdos das disciplinas ou cursos possuem um plano de aula previamente agendado e elaborado de modo a permitir o acompanhamento dos assuntos junto ao professor.

Por que estudar a distância?

No processo de EAD, você decide onde e quando deseja estudar. Essa é uma das grandes vantagens do ensino a distância. Recomendamos que você crie condições de acesso e dedicação aos estudos por 2 horas diárias.

Como será o estudo?

O material disponível para estudo semanal será acessível no ambiente virtual de aprendizagem. Nesse ambiente, o aluno terá acesso aos materiais de estudo, às atividades propostas, aos recursos de interação como fórum. O material fica disponível por um período de tempo e posteriormente será retirado da plataforma - por isso há necessidade de organização do tempo. Nesse material, você encontrará textos em arquivos para imprimir e ler sem estar conectado, porém, quando houver, recomenda-se assistir a vídeos curtos e explicativos que complementam o texto.

Como serei avaliado nas aulas Uniara Online?

As avaliações na Uniara online funcionam com critérios semelhantes aos do ensino presencial. Além de notas de participação e interação com os colegas, existem atividades avaliativas, individuais e em grupo, também com prazos estabelecidos para a sua conclusão. Nos cursos de pós-graduação lato sensu, o aluno realizará avaliações no ambiente virtual, com apenas um encontro presencial, ao final do curso, em que realizará avaliações presenciais referentes aos módulos que compõem o conteúdo programático.

Haverá momento presencial?

Sim, a pós-graduação lato sensu da Uniara requer a participação do aluno em um encontro presencial. No entanto, vale ressaltar que se trata apenas de 01 único encontro presencial, ao final do curso, que será agendado com antecedência - no núcleo previamente determinado, respeitando o andamento dos conteúdos e, normalmente, deve acontecer conforme o cronograma.

No curso de pós-graduação lato sensu, há necessidade de defesa de TCC?

Além das avaliações sistemáticas sobre os conteúdos, no momento da conclusão do curso, o aluno deverá defender o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Estudar a distância é como estudar no ensino presencial?

Estudar a distância exige muita dedicação, organização do tempo, determinação, perseverança, autonomia, domínio de leitura e de interpretação de textos e conhecimento sobre o uso de recursos de tecnológicos usados no processo: uso de email, navegadores de internet (IExplorer - FireFox - Google Chrome ou Safari), editor de textos, planilhas e player (Windows Midia Player ou RealPlayer). Na aprendizagem a distância, o próprio aluno determina o tempo de duração de seus estudos no dia e na semana. Esse tipo de aprendizagem (assíncrona = não simultânea) ocorre por intermédio de recursos de comunicação como Internet, e material impresso. A interação entre tutor e os alunos ocorre num intervalo de tempo não simultâneo.

Como é o certificado do aluno formado pela Uniara Online?

O certificado do curso realizado pela UniaraOnline é o mesmo certificado dos alunos formados em cursos presenciais.

Como devo proceder para resolver dúvidas? Devo enviar email para o tutor/professor?

O Núcleo de Educação a Distância - NEAD - da Uniara estará à disposição para auxiliar aos alunos. Havendo dificuldade técnica para acesso, você poderá entrar em contato com o NEAD pelo email ajudaonline@uniara.com.br. Caso sua dúvida seja sobre os procedimentos de avaliação e/ou tarefas e participação em fórum, você deverá entrar em contato com o tutor da disciplina.

Quais são os aspectos legais da EAD?

As vantagens da Educação a Distância têm sido a busca permanente da melhoria de ensino e o atendimento a uma demanda reprimida devido à indisponibilidade de cursos e programas com tempo flexível para o estudo. A adequação de horário e aprendizado interativo faz com que a educação a distância alcance grande significado no panorama atual da educação em nosso país. Essa metodologia de ensino também tem proporcionado melhorias em complementaridade à modalidade de educação presencial, especialmente no que se refere à relação tutor-aluno.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como portarias, resoluções e normas do Ministério da Educação que compõem a legislação brasileira do EAD, podem ser encontradas no site www.mec.gov.br.

O acesso ao curso ou disciplina na Internet ocorre através do Portal www.uniara.com.br/uniaraonline/. Uma vez acessado o portal, você deverá digitar seu login e senha como aluno para ser transferido diretamente ao curso em que está matriculado. Todo o conteúdo das unidades semanais é disponibilizado para o acesso em horários escolhidos pelo aluno, conforme a sua disponibilidade e organização pessoal.

É importante verificar a velocidade de acesso à internet, fator determinante na visualização de imagens e outras mídias que podem vir a ser disponibilizadas.


Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA

O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA é a plataforma onde o aluno tem acesso ao conteúdo do curso de pós-graduação EAD em que está inscrito. Os materiais e informações acadêmicas são disponibilizados pelo AVA e podem ser acessados pelo participante quando e onde quiser.

Vantagens dos Cursos a Distância

Uma das funções do processo de EAD é possibilitar a aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentando diferentes meios de comunicação e informação. Trata-se de uma metodologia de ensino que está cada vez mais acessível e tem a finalidade de atender à demanda educacional, aumentando o potencial didático-pedagógico dos alunos com horários flexíveis para aprendizagem (e-learning).

Forma Ágil e Atual de Adquirir Conhecimento de Qualidade

O processo educacional da Uniara em EAD é realizado por meio do uso de tecnologia para gerenciamento de cursos, programas que possuem características específicas para a organização e gerenciamento dos conteúdos e atividades avaliativas. Você terá acesso fácil e rápido aos materiais de estudos disponíveis.

O ambiente virtual de aprendizagem - AVA - foi desenvolvido utilizando o Moodle que (criado, aperfeiçoado e utilizado por educadores do mundo todo) é uma das mais adequadas plataformas para se proceder a educação a distância.

Você Faz seu Horário

Você escolhe a melhor hora do dia para realizar seus estudos, pois o conteúdo está disponível 24 horas por dia. Existe a possibilidade de baixar determinados conteúdos a qualquer momento. Assim, cada um faz o seu próprio horário, mas não pode deixar de observar a data de entrega das atividades avaliativas.

Como Estudar a Distância

Estudar a distância permite que você decida onde e quando deseja estudar, mas é fundamental que você mantenha uma agenda de compromissos bem organizada para conseguir estudar e cumprir com todos os aspectos relacionados às tarefas e atividades complementares.

Os Materiais de Estudo são Disponibilizados pela Internet

Nos cursos a distância da Uniara os materiais de estudos e as atividades são disponibilizados pela internet. Com a utilização de material didático elaborado especialmente para as suas necessidades, você desenvolverá a capacidade de adquirir e construir o conhecimento.

O Modelo de Estudos Disponibilizado pela Instituição Envolve as Seguintes Características:

  • Os materiais de estudos são disponibilizados semanalmente;
  • O texto indicado é a nossa base de estudos e elemento principal na relação do aluno com o conhecimento, possibilitando uma aprendizagem autônoma e crítica;
  • Além da disponibilização do texto de estudo, podem ser propostas atividades-tarefas, fóruns de discussão que complementam o conteúdo trabalhado;
  • Também podem ser indicados materiais complementares, estimulando o aluno ao acesso à temática do curso utilizando o livre acesso da internet, entre outros;
  • O aluno pode interagir com tutores e colegas de curso utilizando as ferramentas disponíveis do ambiente de estudo;
  • O formato oferecido obedece aos parâmetros pedagógicos que definem o processo de ensino e aprendizagem necessários aos cursos de pós-graduação lato-sensu a distância.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /uniaraonline/modelo-tradicional/