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Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu  

Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Mestrado Profissional

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Internacionalização

Com base na missão e nos objetivos, constata-se que o perfil do Programa está voltado prioritariamente para a sua inserção local e regional, mas intenciona avançar para inserção nacional e internacional, que se caracteriza incipiente no momento atual.

Sendo assim, a política de internacionalização para o PPGPEGI inclui alguns objetivos e ações para atingir as metas desejáveis, já inseridas no planejamento estratégico do Programa:

  1. Quanto à PESQUISA, o Programa inclui como meta a realização de pesquisas com equipes internacionais e as ações previstas envolvem contatos com pesquisadores da Universidade de Alcalá (Espanha) e Universidade do Porto (Portugal) com o objetivo de manifestar o interesse dos docentes permanentes do Programa em participar de pesquisas desenvolvidas nas respectivas universidades, cujos temas contemplem os interesses das linhas de pesquisa do Programa.

  2. Quanto às metas referentes à PRODUÇÃO INTELECTUAL, o PPGPEGI propõe ações no sentido de ampliar publicações conjuntas de docentes em veículos de circulação internacional (anais de congresso, periódicos e capítulos de livros), bem como em coautoria com pesquisadores estrangeiros.

  3. Quanto à MOBILIDADE, a previsão de participação de mestrandos em missão de curta duração é restrita, considerando que os cursos de Mestrado Profissional não possuem qualquer tipo de apoio financeiro externo de órgãos de fomento e as instituições que abrigam esses programas também foram muito afetadas pela pandemia do Covid-19 e dispõem de poucos recursos para financiar essas ações, que envolvem viagens internacionais. Nesse quesito, é possível propor metas que envolvam a participação de pelo menos um aluno em uma missão de curta duração em universidade estrangeira; e recepcionar pelo menos um aluno estrangeiro no próximo quadriênio, seja para cursar disciplina do Programa, seja para a realização de alguma outra atividade de pesquisa. Uma iniciativa nesse sentido foi tentada oferecendo uma vaga para um aluno de acordo com as orientações do Programa Move La América, lançado pela Capes no primeiro semestre de 2024, oferecendo bolsa individual para estrangeiros no Brasil. O Programa Move La América tem como objetivo complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras por meio da atração de discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, permitindo-se o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) e a criação de um ambiente institucional internacional. O PPGPEGI ofereceu uma vaga e A profa. Dra. Maria Lúcia O. Suzigan Dragone comprometeu-se a orientar o aluno que escolhesse o nosso Programa para realizar as atividades propostas. Não tivemos nenhuma inscrição de aluno interessado em participar do nosso Programa. A preferência dos interessados esteve voltada para universidades mais conhecidas como USP, UNICAMP, entre outras.

Neste quadriênio (2021 a 2024) o PPGPEGI desenvolveu ações no âmbito internacional relacionadas à pesquisa, produção intelectual e mobilidade conforme exposto a seguir.

  1. PESQUISA
    Acordos de Cooperação firmado:

    Acuerdo Específico de Colaboración Interuniversitaria entre La Universidad de Alcalá de Henares, Madrid, Espãna, UNESP/Araraquara y UNIARA, mediado pelo Prof. Dr. Eladio Sebastián Heredero (aposentado Universidad de Alcalá de Henares - Espanha) participante externo como Professor Pesquisador da UNIARA (Araraquara-Brasil).

    O referido acordo possibilita a colaboração interuniversitária para a realização dos ENCUENTROS IBEROAMERICANOS DE EDUCACIÓN-EIDE, iniciado em 2017 e ratificado nos anos seguintes. O EIDE em 2017 foi realizado na Universidade de Alcalá de Henares, Madrid, Espanha, e o Prof. Dr. Fábio Tadeu Reina foi o representante da UNIARA e apresentou trabalhos. Em 2018, o evento internacional foi realizado no Chile também tendo como representante oficial da UNIARA o Prof. Dr. Fábio Tadeu Reina e com apresentação de trabalhos. O EIDE em 2019 foi realizado na Universidade Estadual Paulista-UNESP-Araraquara, Brasil, e a representante oficial da UNIARA foi a Profª Drª Dirce Charara Monteiro. Em 2020, o EIDE não foi realizado em razão da pandemia Covid-19.

    Em 2024, o XVIII ENCONTRO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO (EIDE) foi realizado na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Câmpus de Araraquara, oferecendo a possibilidade de participação presencial e remota, facilitando a adesão de alunos, egressos e professores nesse importante evento internacional. A Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro e o Prof. Dr. Edmundo Alves de Oliveira participaram da Comissão Organizadora do XVIII EIDE, realizado na UNESP -Araraquara, em novembro de 2024.


  2. PRODUÇÃO INTELECTUAL

    Nesse quesito, é necessário informar que professores, discentes e egressos em parceria com seus orientadores publicaram: sete artigos em periódicos internacionais; um capítulo de livro internacional e 17 trabalhos em Anais de evento internacional (XVIII EIDE). Os professores Dr. Edmundo Alves de Oliveira e Dra. Dirce Charara Monteiro também participaram de duas mesas redondas sobre os temas, respectivamente, “Desafios do EAD” e “Desafios de formação para o trabalho docente”.

    Na sessão dedicada ao lançamento de livros, no dia 22 de novembro, a Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro apresentou a coletânea “A Pós-Graduação Profissional em Educação: interfaces entre processos de ensino e processos de gestão”, organizada pelos Professores do Mestrado em Educação: Ana Maria Falsarela, Darwin Ianuskiewtz e Dirce Charara Monteiro, publicação com acesso gratuito on-line.

    As metas de publicações resultantes de projetos de pesquisa em parceria com instituições estrangeiras encontram-se previstas no Planejamento Estratégico do PPGPEGI, mas ainda não foram concretizadas.


  3. MOBILIDADE E ATUAÇÃO ACADÊMICA

    No quadriênio (2021-2024), registramos neste quesito as seguintes atividades:

    1. Participação da egressa do mestrado Renata Fernandes em Curso de curta duração realizado em Londres, intitulado An intensive course for teachers of English, com 20 aulas semanais durante 4 semanas no mês de julho de 2023, promovido pelo Anglo Continental for English in England. Essa participação permitiu o aprofundamento de sua formação docente bem como o aperfeiçoamento de seu domínio da língua inglesa.

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