Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Mestrado Profissional
4Quanto à política de inserção social, o PPGPEGI privilegiou as seguintes ações:
a) Priorização de temáticas locais e/ou regionais nos trabalhos de conclusão do PPG
Tomando como base a missão e os objetivos do Programa, a política de inserção está voltada prioritariamente para a inserção local e regional, coerente com os objetivos de um mestrado de natureza profissional que atrai uma clientela com questionamentos oriundos da sua atuação profissional como docentes ou gestores e busca fundamentos e soluções para esses questionamentos.
Sendo assim, a meta principal, prevê ações voltadas para a garantia da realização de trabalhos de conclusão com temáticas locais ou regionais, cabendo aos orientadores direcionar a elaboração dos projetos bem como sua execução.
Outra meta, inserida no Planejamento estratégico do Programa para o quadriênio, refere-se à ampliação da inserção dos resultados já obtidos nas pesquisas, por meio do estabelecimento de parcerias com a rede municipal e estadual de uma forma institucionalizada e não apenas com iniciativas isoladas como já vem acontecendo atualmente. Dentre as ações previstas para o atingimento desta meta, podemos citar a apresentação dos principais resultados das pesquisas do Programa aos dirigentes municipais e regionais e oferecimento de palestras, atividade de formação continuada, assessorias no sentido de ampliar a inserção desses resultados na solução de problemas da educação básica. Nesse sentido, estão previstos os primeiros contatos com o Secretário de Educação do Município, Prof. Dr. Fernando Diana, que assumiu a secretaria em janeiro de 2025 e que foi um dos primeiros mestrandos do Programa, já se iniciaram.
b) Desenvolvimento institucional das seguintes atividades: participação em redes nacionais de pesquisa; parcerias com as redes de educação básica; formação continuada de profissionais da educação; assessorias e consultorias; organização de eventos; ações de interiorização; articulação com movimentos sociais.
No quadriênio em avaliação, os egressos, nas respostas aos questionários enviados anualmente, têm confirmado que os resultados dos trabalhos de conclusão realizados, focalizando problemas básicos da educação, têm retornado para as instituições nas quais atuam tanto como conhecimento inovador sobre temas específicos, quanto contribuindo para a prática profissional ou para a gestão institucional, sempre objetivando sua explicitação, análise e busca de solução fundamentada cientificamente, com a perspectiva de produzir mudança.
Justificamos essa afirmativa com base nos objetivos de investigações individuais ou de conjuntos de projetos finalizados e em desenvolvimento, que abordam especialmente as temáticas: instrumentos de avaliação institucional e escolar; materiais didáticos, formação prática de professores e estudos sobre evasão escolar.
No que se refere aos alunos do Mestrado, a maioria atua em diferentes segmentos como professores, gestores e desenvolvem projetos voltados para a resolução de problemas diagnosticados na educação básica para:
Nos projetos de pesquisa dos professores do PPGPEGI, as interfaces com a Educação Básica também estão nos focos das duas linhas de pesquisas (Processos de Ensino e Gestão Educacional), todas buscando soluções para questões importantes da educação.
Contribui também para a inserção local das pesquisas desenvolvidas, a participação dos professores em palestras direcionadas a docentes da Rede Municipal, e Estadual de Ensino e Escolas Técnicas.
A articulação com movimentos sociais também pode ser atestada pela participação de docentes em projetos de alfabetização em Organização Não Governamental - ONG (Lar Juvenil Domingos Sávio) e na coordenação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros- NEAB/UNIARA.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI