Notícias
Docente de Medicina da Uniara conquista especialização na área de Ética em Inteligência Artificial
Publicado em: 19/08/2026
A docente do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Jussara de Oliveira, concluiu sua especialização em “Ética e Inteligência artificial” pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. A docente, orientada pelo professor Marconi José Pimentel Pequeno, apresentou, para a banca examinadora, o estudo “Bioética e Inteligência Artificial na medicina e na saúde: Desafios éticos Contemporâneos” no dia 7 de agosto, de forma online.
“Sendo uma profissional da área da saúde e a tantos anos como docente no curso, esse compromisso foi comigo e com a formação dos nossos estudantes. Queria uma atualização dentro da própria área de ética médica e de bioética, já que estamos vendo tantas inovações, inclusive tecnológicas. Busquei essa nova especialização de ética em inteligência artificial, que foi um curso pioneiro, até então, onde houve um processo seletivo e acabei passando. Foi muito gratificante para mim pelo fato do meu compromisso com essa formação e com a nossa instituição para aprimorar discussões dentro da própria bioética”, explica Jussara.
A docente conta que foram meses de muita dedicação. “Sabemos que a inteligência artificial está em todas as áreas do nosso dia a dia e, na medicina e saúde, isso não é diferente. Existem hoje muitos benefícios no próprio uso da inteligência artificial dentro da medicina, tanto como no auxílio importante em diagnósticos, como na medicina mais personalizada. Temos muito sucesso na aplicação dessas tecnologias inteligentes em benefício dos pacientes e a IA é uma ferramenta importante para a gestão em saúde”, ressalta.
“Foi uma satisfação buscar essa especialização. Além da minha formação, obtive novos aprendizados e posso contribuir um pouco mais com a formação dos nossos alunos e dos profissionais, para que sejam capacitados e saibam utilizar as novas tecnologias de uma forma ética e humanizada. Hoje em dia se fala muito das necessidades dessa governança ética e humanizada, prestando atenção na dignidade da pessoa humana e no exercício da autonomia do paciente, onde ele também tem o poder de participar das decisões. Neste sentido, a IA, como em todas as áreas, inclusive na área da saúde, tem que prestar atenção em mater realmente esses postulados importantes que valorizam e mantém a dignidade humana”, completa.
A coordenadora do curso de Medicina, Cynthia Arruda Mauro Piratelli, comenta que “essa pós-graduação da professora Jussara qualifica ainda mais nossos docentes, mostrando que estão preparados para ministrarem e desenvolverem, pessoalmente e profissionalmente, outros profissionais, já que o princípio da bioética humana é justamente a tecnologia de exercer e aprimorar a saúde geral do paciente não causando danos, evitando que o desenvolvimento desses robôs ou dessas inteligências prejudiquem grupos que são vulneráveis, preservando a autonomia do paciente”. “Tenho certeza de que a Jussara tem muito a nos ensinar e, certamente, terá a oportunidade para não só colaborar nas áreas temáticas em que ela já atua, mas com certeza, na composição de simpósios, workshops para treinar e levar esse conhecimento ao maior número de pessoas possíveis dentro da universidade”, finaliza.
Informações sobre os cursos de Medicina da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Últimas notícias:
- 22/10/2026 - Nutrição da Uniara dá início ao XXIII Encontro de Nutrição;
- 22/10/2026 - Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara realizam visita técnica ao Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca;
- 22/10/2026 - Curta-metragem de egresso de Publicidade e Propaganda e produtor audiovisual da Uniara concorre no Festival Curta Campos do Jordão;
- 22/10/2026 - 16º Biologia em Foco da Uniara é sucesso;
- 22/10/2026 - Fisioterapia da Uniara promove atividade sobre Outubro Rosa para pacientes da clínica-escola;
- 22/10/2026 - XXIIII Semana de Psicologia da Uniara é sucesso ;
- 21/10/2026 - Pedagogia da Uniara encerra a 18ª edição do projeto Ler é a Solução com palestra e contação de história;
- 20/10/2026 - Direito da Uniara inicia a sua 55ª Semana Jurídica em homenagem ao professor João Luiz Ribeiro dos Santos;
- 20/10/2026 - Docente e egressa do Mestrado em Direito da Uniara participam do XI Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra;
- 20/10/2026 - Centro de Psicologia da Uniara promove seu plantão psicológico gratuito à população;
- 20/10/2026 - Alunos de Direito da Uniara realizam visitas técnicas ao Museu da Polícia Civil e ao Batalhão da Polícia Militar em São Paulo;
- 19/10/2026 - Pedagogia da Uniara promove o encerramento do projeto Ler é a Solução nesta terça, dia 20;
- 19/10/2026 - Mestrado em Educação da Uniara continua com inscrições abertas para o II Congresso Internacional;
- 16/10/2026 - Nutrição da Uniara promove o seu XXIII Encontro de Nutrição;
- 16/10/2026 - XXI Jornada de Fisioterapia da Uniara é sucesso ;
- 16/10/2026 - Uniara promove seu XXI Congresso de Iniciação Científica ;
- 16/10/2026 - Biologia da Uniara promove o seu 16º Biologia em Foco a partir desta segunda, dia 19;
- 16/10/2026 - Pedagogia da Uniara finaliza o projeto roda de conversa com gestores da educação ;
- 16/10/2026 - Direito da Uniara promove sua 55º Semana Jurídica a partir desta segunda, dia 19;
- 15/10/2026 - Uniara realiza City Tour com acompanhantes dos vestibulandos de Medicina;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




