Publicado em: 22/01/2026
A Egressa do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jhenifer Marques Pires, foi aprovada em primeiro lugar no Programa de Mestrado da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Ela concorreu com trinta candidatos de diversas universidades do país pela vaga que foi divulgada no dia 15 de dezembro. Com o tema “Inovação arquitetural em redes convolucionais (CNN): desenvolvimento e análise comparativa de um novo método baseado em aprendizado profundo”, ela afirma, “começarei em março e meu orientador será o professor Fernando de Camargo Passos, da UFPR e coorientada pelo professor Márcio Leite de Oliveira, sendo que o programa tem duração de dois anos”, explica.
“A Uniara teve um papel muito importante na minha formação acadêmica, oferecendo a base necessária para o meu crescimento. A orientação do professor Márcio, foi fundamental e fez toda a diferença na minha trajetória. Foi ele quem me apresentou as diversas oportunidades existentes no mundo acadêmico e seu acompanhamento no desenvolvimento do meu projeto, suas orientações cuidadosas e o incentivo constante foram essenciais para o meu amadurecimento profissional. Esse apoio me fez sentir preparada para o processo seletivo e acredito que a combinação entre a formação oferecida pela Uniara e a dedicação do professor Márcio foram decisivas para a minha aceitação no programa de mestrado da UFPR”, reforça a egressa.
Ela comenta ainda que “a partir dessa nova etapa no mestrado da UFPR, meus próximos passos serão aprofundar os estudos na área de pesquisa, pois meu projeto ainda não está totalmente finalizado, desenvolver o projeto com mais maturidade teórica e metodológica, além, de aproveitar ao máximo as oportunidades acadêmicas oferecidas pelo programa. A intenção é dar continuidade ao aprendizado iniciado na Uniara, agora em um novo contexto, buscando crescimento acadêmico, produção científica e contribuição para a área de estudo”, revela.
Leite explica que “ Jhenifer foi aprovada no programa de excelência acadêmica que tem conceito 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, sendo um dos programas de Ecologia mais conceituados do país. Essa aprovação, em primeiro lugar no processo seletivo é dada por meio de uma prova teórica, que ela fez, sobre ecologia e pelo seu currículo”. “Isso mostra que a formação em ecologia que ela teve durante o curso aqui na Uniara foi uma formação muito boa, que propiciou a ela competir com alunos de várias outras instituições, se destacando nesta aprovação”, enfatiza.
“Jhenifer é uma aluna que desde o seu segundo ano vem desenvolvendo o projeto de iniciação cientifica, estudando e desenvolvendo pesquisas na área de pesquisa e conservação, tendo uma bagagem de currículo muito grande, por isso, teve um currículo que propiciou a ela essa aprovação, em nível de excelência acadêmica”. “Agora ela entra em uma etapa onde vai se aprofundar ainda mais nos estudos que vem realizando e trabalhando em parceria comigo, no projeto Anhangá, que busca entender como a pressão de caça influencia na densidade das espécies animais”. “Esta orientação será feita por mim, como coorientador e pelo orientador da Universidade Federal do Paraná, Fernando de Camargo Passos, também parceiro neste projeto que temos na Uniara e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP”.
A coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka revela que “Jhenifer sempre foi uma aluna exemplar e com a orientação primorosa do professor Márcio, conseguiu um intercambio na Inglaterra. Ela acabou de se formar, participou da seleção para cursar o Mestrado no PPGECO da UFPR e passou em primeiro lugar. Estou muito feliz por ela e desejo que Jhenifer tenha uma carreira brilhante”, finaliza.
Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI