Publicado em: 12/12/2025
A aluna do curso de Psicologia e de Iniciação Científica da Universidade de Araraquara – Uniara, Bruna Bonifácio Felix Pereira, apresentou o trabalho “Formação Docente Crítica e Resistência ao Racismo: O Papel do Centro de Referência Afro de Araraquara nas Narrativas Negras” no V Festival Ocupação Preta, que faz parte do 9º Fórum Permanente de Diversidade, Equidade e Direitos Humanos e I Congresso de Estudos das Relações Étnico-Raciais, promovido entre os dias 4 e 6 de dezembro, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp de Presidente Prudente.
De acordo com Bruna, “além da apresentação, a pesquisa recebeu apreciação da Revista Ethnos, no cenário acadêmico e cultural brasileiro, por destacar temas ligados à diversidade cultural, social e às complexidades do país”. “A publicação vinculada aos eventos representa um reconhecimento significativo e amplia o alcance da discussão promovida pela pesquisa. Nunca imaginei ter um trabalho publicado numa revista de tal importância”, afirma.
“Participar desses eventos é fundamental para fortalecer o diálogo acadêmico sobre relações étnico-raciais, divulgar pesquisas comprometidas com a justiça social, saúde mental da população preta e, sobretudo, reafirmar a relevância dos estudos sobre narrativas negras e enfrentamento ao racismo. Esses espaços possibilitam trocas riquíssimas ao acompanhar ou assistir outros trabalhos que me ampliam o repertório teórico e metodológico e contribuem positivamente de forma crítica e engajada entre pesquisadores e profissionais”, ressalta a aluna.
A coordenadora do curso de Psicologia, Simoni de Cássia Haddad Penteado, afirma que “a participação de nossos alunos em eventos acadêmicos é fundamental para que eles ampliem seu repertório, fortaleçam a autonomia intelectual e se reconheçam como protagonistas de sua própria formação”.
“No caso da Bruna, ver sua pesquisa ocupando diferentes espaços de diálogo mostra o quanto ela tem se dedicado a transformar suas vivências e inquietações em conhecimento comprometido com a realidade social. Incentivar nossos estudantes a levarem seus trabalhos para fóruns, congressos e encontros como esse é uma forma de consolidar a formação crítica e ética que a Psicologia exige. São vivências como estas que fortalecem não apenas o percurso acadêmico, mas também a identidade profissional que cada um está construindo. Parabenizo à Bruna pela dedicação e envolvimento”, ressalta Simoni.
O trabalho de iniciação científica da aluna é orientado pelo professor Edmundo Alves de Oliveira. “Como orientador gostaria de destacar o empenho da Bruna. Em apenas um semestre, ela já participou de três congressos, do CIC da Uniara e de outros dois da Unesp. Estou muito feliz pela dedicação e pelos frutos que ela está colhendo”, afirma.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o CIC da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/cic.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI