Publicado em: 13/11/2025
O XX Congresso de Iniciação Científica – CIC, promovido pelo Centro Integrado de Estudo e Pesquisa – CIEPesquisa da Universidade de Araraquara – Uniara, foi um sucesso. Com quase trinta mesas de comunicação oral das mais diversas áreas, o evento contou ainda com uma homenagem à memória da professora Vera Mariza Henriques de Miranda Costa.
“O Congresso deste ano foi um enorme sucesso. Ficamos muito contentes e satisfeitos de ver o resultado, não só por mim, mas por toda a comissão que participa da organização do evento, sendo uma edição muito especial. A abertura foi maravilhosa, muito emocionante, com música e homenagem a professora Vera Mariza. Contamos também com uma fala sobre Inteligência Artificial - IA, apontando e questionando os desafios de ser professor em uma época de IA. Foi muito interessante”, avalia a coordenadora da comissão do evento deste ano, Helena Carvalho De Lorenzo.
Ela relata que, “durante o evento, foram apresentadas 29 mesas de comunicação oral das mais variadas áreas da ciência: Administração, Educação, Biotecnologia, Farmácia, Odontologia, Engenharias, e também o que chamamos de interdisciplinar, incorporando um pouco dos mestrados e trabalhos que ficam nessas áreas transversais das ciências, que são muito legais”. “Tivemos também sete sessões de painéis, nos quais apresentamos 130 trabalhos”, afirma.
“O nosso CIC já pode ser considerado um evento consolidado graças aos esforços de um grupo de professores que, em anos consecutivos, vem se empenhando para a realização do mesmo e da sua crença de que a iniciação cientifica é uma ferramenta fundamental para a formação profissional de nossos alunos. Não se trata apenas da apresentação dos trabalhos dos alunos, mas de divulgar na instituição a cultura científica, ou seja, a maneira científica de produzir conhecimento e de refletir com os estudantes como as atividades humanas, o meio ambiente e a própria vida humana têm sido moldados pela ciência ao longo da história. Buscando inicialmente conceituar a iniciação cientifica, podemos dizer que, para nós, tem sido uma das experiências mais ricas na formação acadêmica, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Ela vai muito além de apenas ‘fazer pesquisa’: é um processo formativo que desperta o olhar crítico”, ressalta Helena.
Para a coordenadora, “podemos, mais uma vez, destacar a importância da iniciação científica no sentido de despertar vocações para a pesquisa, formar cidadãos críticos e criativos, conectar teoria e prática, sendo, sem dúvidas, o alicerce de uma trajetória acadêmica sólida”.
Mais informações sobre o XX CIC da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/cic . Detalhes sobre o CIEPesquisa estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/pesquisa/ciepesquisa , pelo e-mail ciepesquisa@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7224.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI