Publicado em: 29/09/2025
A Universidade de Araraquara – Uniara promoveu o projeto “Medicina Portas Abertas” no sábado, dia 27 de setembro. A visita monitora de interessados na graduação visa a apresentar o curso, a organização pedagógica do programa educacional, a infraestrutura de laboratórios, inclusive o de Simulação Realística, instalado no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE, e as salas de aula da universidade. Na ocasião, os visitantes foram recepcionados pelo reitor da Uniara, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, pela coordenadora do curso, Cynthia Arruda Mauro Piratelli, e pelo coordenador pedagógico da graduação, Luis Marcelo Inaco Cirino.
“Recebemos mais de vinte família de Araraquara, região e da capital. Essas pessoas vieram conhecer o curso de Medicina e a Universidade de Araraquara. Para recepcioná-los, explanamos sobre o curso de Medicina e o seu conceito máximo no Ministério da Educação – MEC, recentemente adquirido. Como coordenadora fiz uma abertura bem acolhedora, explicando para esses pais, dentre outros assuntos, sobre nosso corpo docente e todas as atividade que realizamos, ressaltando os nossos diferenciais, como a inserção sedimentada com o Sistema Único de Saúde – SUS, no município e na região, e do nosso desenvolvimento de pesquisa obrigatório curricular no curso de Medicina”, explica Cynthia.
A coordenadora enaltece as boas-vindas proferida por Mauro. “Tivemos o prazer e a honra de termos a fala do nosso querido reitor, falando um pouco da formação da Associação São Bento de Ensino, que é uma associação de professores, que começou no século passado e que, de lá para cá, vem se transformando nas questões acadêmicas”. “Atualmente a Associação é mantenedora da Uniara. Ele ressaltou também a seriedade com a qual trabalhamos em todos os âmbitos da universidade. Também tivemos a fala muito carinhosa do professor Marcelo, falando sobre o que o aluno vai encontrar, a felicidade da entrada para uma grande família e a acessibilidade, principalmente dos alunos com o nosso corpo docente e com o nosso corpo dirigente da universidade”, conta.
“Fizemos um tour pela nossa infraestrutura, mostrando o nosso laboratório de anatomia, onde os pais encontraram alunos do módulo I estudando para a prova integrada. Eles viram um campus vivo, funcionando com todos os alunos do primeiro ano. Depois seguimos para o NITE, onde foram recebidos com um coffee break carinhoso e afetivo, onde conheceram o Fab Lab e tiveram a oportunidade de conversar com o presidente do Núcleo, professor Gerson Braz, que também fez uma acolhida bastante valiosa”, relata Cynthia.
Ela comenta que, “depois, em pequenos grupos, os visitantes foram para o Laboratório de Simulação Realística, onde terminaram a visita tendo a oportunidade de participar da oficina que estava acontecendo naquela manhã com alunos do sexto ano, onde eles estavam apresentando as dinâmicas que são realizadas nesse laboratório com os bonecos de alta fidelidade, entre eles o Apolo, que é o nosso boneco mais complexo que fica dentro de uma UTI simulada. Todos puderam observar a grande tecnologia que também está inserida em nosso curso, na formação dos nossos médicos e na segurança dos nossos pacientes”, finaliza a coordenadora.
Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI