Publicado em: 16/09/2025
Alunos do quarto ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara realizaram uma visita técnica ao Thermas Antônio Carlos, no dia 12 de setembro, em Poços de Caldas - Minas Gerais, sob a supervisão das docentes do curso, Andréa Correa Carrascosa, Ana Cláudia Nunciato e Patrícia Regina Ramos Maraschi.
Andréa revela que o local, “é parte importante da história do termalismo e da fisioterapia no Brasil. O prédio foi construído em 1930 e foi tombado pelo município, que preserva as características originais, com vários recursos como banhos de imersão, duchas, saunas e massagens e, com a principal vedete do local que é a utilização de águas sulfurosas - conhecidas desde o século XIX por suas características de natureza curativa”, explica.
“Os estudantes ficaram deslumbrados com a história e conservação do local e puderam experimentar os recursos que foram desenvolvidos em uma época em que os conhecimentos do corpo humano e da reabilitação física por meio do movimento ainda eram bastante limitados”, revela a docente.
Para o coordenador da graduação, Carlos Roberto Grazziano,“ nessa visita técnica ao Thermas, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos recursos terapêuticos da década de 1920, onde era frequentado por pessoas ilustres da vida social brasileira, entre elas a esposa de Getúlio Vargas, que frequentavam o local em busca de cura para diversos tipos de afecções, principalmente as respiratórias, reumáticas e ortopédicas”, conta.
“Os estudantes também puderam utilizar os equipamentos de mecanoterapia, importados da Europa e que representam o maior acervo deste tipo de aparelhos no mundo. Todos em perfeito funcionamento! Essa visita tem um aspecto histórico muito importante para futuros fisioterapeutas, pois os estudantes conseguem entender a evolução de técnicas e tecnologias utilizadas no Brasil em uma época que a Fisioterapia ainda não existia como profissão em nosso país,” ressalta o coordenador.
Grazziano enfatiza que “instituições como o Thermas Antônio Carlos foram importantes na consolidação da visão do processo de reabilitação pelo próprio movimento, que futuramente foi promulgada a criação da profissão de fisioterapeuta no congresso Nacional”.
“Certamente foi uma grande experiência para estudantes, que puderam vivenciar a história "viva" da formação da profissão, em dos locais mais importantes que fomentaram a essência da reabilitação através do movimento funcional”, finaliza.
Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI