Publicado em: 26/05/2025
Os alunos dos terceiros anos dos cursos de Biologia e Pedagogia da Universidade de Araraquara – Uniara realizaram uma visita técnica ao Museu de Paleontologia de Monte Alto no sábado, dia 24 de maio. Os estudantes foram acompanhados dos professores Eduardo Donato Alves, Maria Betanea Platzer, Márcio Leite de Oliveira e Olavo Nardy, que ministram as disciplinas de Ciências Naturais, Português, Paleontologia e Geologia, respectivamente.
Alves, representando os docentes, revela que “essas visitas contribuem na ampliação do conhecimento pedagógico, na experiência prática com a cultura material e na compreensão do papel dos museus na educação e na sociedade”. “A visita a museus proporciona uma didática diferenciada, estimula a curiosidade e o pensamento crítico, e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados. Além disso, contribui para o aprendizado sobre paleontologia para a biologia e sobre o mundo dos dinossauros de uma forma real para os da pedagogia,” ressalta.
De acordo com ele, “nessa visita recebemos uma palestra sobre o trabalho de como é uma escavação e de como é encontrar um fóssil, como funciona a busca pelos materiais que estão ali no acervo do museu”. “Na palestra também recebemos informações sobre o histórico do museu, quem foi seu fundador, quem começou com esta questão dos fósseis na região e sobre o acervo histórico do museu.
Depois de conhecermos o espaço e seu acervo, acompanhamos uma escavação. Durante esta escavação nós encontramos um possível dente, que passará por análise, mas encontramos um dente de um fóssil preso em uma rocha”, finaliza Alves.
Informações sobre os cursos de Biologia e Pedagogia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI