Publicado em: 19/05/2025
A XXVIII Semana de Arquitetura e Urbanismo “Entre rios e caminhos - Construção coletiva da percepção da paisagem” da Universidade de Araraquara – Uniara, realizada entre os dias 10 e dia 15 de maio, contou com oficinas, vivência de campo em área selecionada e palestra.
“A Semana foi um grande sucesso. Tivemos a ‘vivência de campo em área selecionada’, visitando inclusive o espaço do Botânico, em Araraquara. Acho que deu para entender um pouco do espírito do trabalho que desenvolvemos durante esta semana em relação a cidade e percursos. A intenção desde o início foi lidarmos com a crise ambiental que estamos vivenciando. Fizemos um percurso a pé com os alunos e terminamos com um piquenique em uma área concedida para o Instituto Colibri, que vai desenvolver um projeto conosco”, enfatiza a coordenadora do curso, Beatriz Aied.
De acordo com ela, “foi uma experiência muito interessante, porque vivenciamos um espaço com uma grande área verde, que é parte do Parque do Botânico, depois subimos para o bairro do Botânico de fato, e então vivenciamos um pouco da ocupação da cidade, a questão do rio, o Ribeirão das Cruzes, que tem ali embaixo e como acontece a presença dele, além da ocupação da cidade, as edificações e a questão da arborização”. “Estudamos também a questão da ocupação das ruas, com carros, com a questão do pedestre e como é a relação do ser humano nos espaços da cidade, na situação que ela está hoje, em termos de ocupação”, relata.
“Os alunos fizeram umas leituras bem interessantes. É uma experiência que praticamente não temos no dia a dia, de andar a pé pela cidade, percorrendo esses espaços e analisando. Foi uma vivencia muito interessante, uma percepção e uma sensibilização dos alunos em relação a arquitetura, ao urbanismo e como você ocupa a cidade, como você constrói a cidade e quais são as propostas que podem ser feitas em relação a situação que existe hoje. Cada grupo ficou com um trecho daquele do percurso para analisar no mapa e trazer as suas percepções e elaborar propostas de intervenção no espaço urbano para uma melhora de qualidade desses espaços e de sua relação com o ser humano”, afirma.
Beatriz ressalta que “foram dias muito enriquecedores e os alunos vibraram muito”. “A vivência e a percepção para essa elaboração de intervenções e de propostas foi essencial. Acho que foi muito legal. Vários professores estiveram junto conosco e participaram de todos os dias, inclusive nas orientações desses alunos e nos questionamentos. Ainda tivemos uma palestra muito bacana com a arquiteta Fernanda Mota Lima, que falou bastante sobre a questão dos materiais, as construções e as questões climáticas que estamos vivenciando”, finaliza.
Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI