202505082009

Notícias

Nutrição da Uniara promove primeiro encontro do ano com grupo de orientação alimentar

Publicado em: 07/05/2025

Nesta terça-feira, dia 6 de maio, estudantes do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu o primeiro encontro do ano do grupo de “Orientação alimentar e controle do peso” na Cozinha Experimental da instituição. Na ocasião, foram abordados assuntos relacionados a educação alimentar e os participantes participaram da preparação de algumas receitas. A atividade foi supervisionada pelas docentes Rita de Cássia Garcia Pereira e Graziela Alves Zanoto Lopes.


De acordo com Rita, “ esse é um grupo que já é atendido no ambulatório da Gota de Leite”. “Este é um trabalho de extensão do módulo 11 da Medicina e do quarto ano de Nutrição. Além de mim, fazem parte deste ambulatório as professoras Graziela e Mariana Carvalho de Oliveira, que é a endocrinologista responsável pelos atendimentos”.

“O paciente vem encaminhado da rede pública de saúde, participa do ambulatório onde é atendido pela endocrinologista e, em seguida, pela nutrição. A partir daí, começa o seguimento para a questão do sobrepeso e outras comorbidades associadas, que por ventura ele tenha, geralmente aparece muitos diabéticos e hipertensos, além de algumas doenças cardiovasculares”, relata.

A docente explica que “esse paciente trabalha em seis semanas no grupo, depois ele vem para a parte prática, porque ele ouve falar muito sobre a alimentação, mas fazer e conhecer a alimentação, ele vai conhecer na Cozinha Experimental da universidade”. “Claro que são alimentos que ele já conhece, mas são preparações diferenciadas de baixo custo, saborosas e que vão demonstrar para este paciente que ele pode se alimentar adequadamente com alimentos que caibam no bolso dele, com alimentos que tem sabor, e adicionar esse comportamento alimentar relacionados aos alimentos saudáveis, in natura, na sua rotina”, explica.

“Essas orientações dizem respeito a alimentação com excesso de gordura, de sal, de açúcar, e envolve os alimentos ultraprocessados, para que este paciente possa reconhecer o rótulo dos alimentos ao comprar e aquilo que ele puder fazer em casa em função de reduzir essa rotulagem de ultraprocessados. Nessa mostramos para eles o molho de salada natural, saboroso, e que não vai nada industrializado, um tempero que não precisa ter nada industrializado, mas que mantém o sabor na sua alimentação. Além de outros alimentos e preparações que também dão sabor e que levam a uma rotina de alimentação diferenciada. A partir desta mudança de comportamento ele consegue reduzir o peso e transformar a sua rotina alimentar, tornando mais saudável e com menos problemas relacionados as comorbidades associadas ao sobrepeso”, completa ela.

 

Graziela, que orientou a turma na atividade, conta que “neste primeiro encontro do grupo preparamos algo diferenciado, valorizando os alimentos in natura, que vem da natureza, evitando os ultraprocessados, que são aqueles alimentos industrializados, que às vezes tem muito sódio, açúcar, gordura”. “Os temperos industrializados nós devemos evitar, pois causam muito mal a nossa saúde e, nesse gancho, preparamos um sal de ervas para ser entregue aos participantes, mostrando que podemos ter um tempero com menos sódio e mais sabor, podendo ser aplicado em um mix de legumes ao forno, aproveitando alguns dos legumes que ficam na nossa geladeira. Esse tipo de atividade é muito importante também para a formação dos alunos do quarto ano de Nutrição”, finaliza.

 

Informações sobre o curso de Medicina e Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Receita de molho de iogurte para salada

Ingredientes


- 1 pote de iogurte natural caseiro (170g)
- 2 colheres de sopa de azeite
- ½ limão espremido
- sal a gosto
- Pimenta e temperos como salsinha bem picada a gosto

Modo de Preparo

Misture bem todos os ingredientes em um pote e utilize para temperar a salada de folhas ou de legumes com esse molho. Após o uso, guardar tampado em geladeira.

 


Receita de Sal de ervas

Ingredientes

- 20 gramas de manjericão desidratado
- 20 gramas de orégano desidratado
- 20 gramas salsinha desidratado
- 20 gramas cebolinha desidratado
- 20 gramas de sal

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e guardar o sal de ervas em um recipiente com tampa e usar no preparo dos alimentos e saladas.
Não guardar em local úmido e/ou geladeira.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI