[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 10/03/2025
A aluna do oitavo módulo do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Tammy Arantes de Souza, foi contemplada com uma bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, com a pesquisa intitulada “Avaliação Genotoxicológica do Extrato de Flores de Parkia platycephala”. A graduanda, que faz parte do Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec da instituição, é orientada pela professora da Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM, Flávia Aparecida Resende Nogueira.
“Minha pesquisa busca investigar o potencial que a planta, a qual é amplamente utilizada na medicina popular, tem em causar efeitos tóxicos e a alterações no DNA das células. A Parkia platycephala, mais conhecida como ‘fava-de-bolota’, é uma planta da Amazônia que tem várias utilidades medicinais, porém, pouco se sabe sobre sua segurança, o que é algo que deve ser considerado quando se pensa em usá-la de forma mais ampla, por exemplo como um possível medicamento”, explica.
Ela relata que, “quando entrei na graduação, a pesquisa parecia algo distante para mim”. “Eu via professores e alunos envolvidos em projetos científicos, mas não sabia exatamente como funcionava ou como poderia participar. Com o tempo, meu interesse em me aprofundar mais no campo científico foi crescendo, até que resolvi me inteirar mais sobre as oportunidades em pesquisa oferecidas pela Uniara e iniciar minha jornada nesse campo”, relata.
“Eu sabia que precisava de um mentor, que me ajudasse a estruturar o projeto e direcionar minha pesquisa. Foi então que procurei a professora Flávia, que acreditou no meu potencial, me guiou em cada etapa do processo e esteve sempre disposta a compartilhar seu conhecimento e experiência. Após definirmos um tema para o projeto de pesquisa, iniciamos o desenvolvimento dele. No caminho, me inscrevi no PICBiotec da universidade, onde tive a oportunidade de me envolver com a pesquisa científica. O programa me permitiu desenvolver habilidades essenciais, como a organização e análise de dados, o pensamento crítico e a comunicação científica”, lembra Tammy.
“Com o projeto em mãos, submetemos a pesquisa na FAPESP. Passaram-se alguns meses, até que, finalmente, recebi a excelente notícia de que havia conquistado a bolsa. Senti que estava entrando em uma nova fase da minha formação. O apoio e a orientação da minha professora foram essenciais para que eu pudesse direcionar o meu trabalho de forma estruturada e eficaz. A possibilidade de aprender diretamente com ela e com meus colegas de laboratório tem sido uma experiência enriquecedora”, agradece.
De acordo com Flávia, “é com grande satisfação que acompanho a trajetória da Tammy como bolsista de iniciação científica da FAPESP”. “Como orientadora, é gratificante testemunhar o crescimento acadêmico e pessoal dela, reforçando a importância do incentivo à iniciação científica na graduação. Essa experiência não apenas amplia horizontes, mas também desperta vocações e fortalece a produção do conhecimento científico em nossa instituição”, finaliza.
Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o PPGB-MRQM estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/ppg/biotecnologia-medicina-regenerativa-quimica-medicinal, e sobre o PICBiotec, no link www.uniara.com.br/picbiotec.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI