Publicado em: 09/10/2024
Alunos do segundo ao quarto ano do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara participaram de uma visita técnica ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP e à Pinacoteca, em São Paulo. A atividade, realizada no dia 5 de outubro, foi acompanhada pela coordenadora da graduação, Simoni de Cássia Haddad Penteado.
Ela destaca que “a visita teve como objetivo promover o contato com as várias formas de arte presentes nos museus, favorecendo a ampliação da reflexão crítica sobre a arte, não apenas no que se refere aos seus aspectos estéticos, mas especialmente em termos de suas funções e impacto sociocultural”. “Essa análise das intersecções entre arte e psicologia é fundamental, pois a arte é vista como um recurso terapêutico”, explica.
Simoni conta que, no MASP, “os alunos tiveram a oportunidade de explorar o acervo em transformação, que abrange obras de arte africana, das Américas, asiática, brasileira e europeia, bem como tiveram a oportunidade de conhecer as exposições em cartaz”. “As exposições, que fazem parte da programação de 2024 dedicadas à história da diversidade LGBTQIA+ ao redor do mundo, permitiram aos alunos trazer à tona temáticas trabalhadas nas disciplinas Direitos Humanos, Diversidade e Psicologia Social, dentre outras”, relata.
“Esse contato favorece a reflexão crítica sobre a arte e permite compreender de forma prática os estudos realizados sobre a intersecção entre arte e Psicologia, que analisam a arte como multifacetada, com implicações filosóficas, culturais e sociais. A arte pode ser concebida como expressão fundamental das emoções e experiências humanas, como também como um importante recurso terapêutico e instrumento no trabalho do psicólogo. Além da articulação entre as obras e vivências experimentadas nos museus com conteúdo da disciplina Arte e Psicologia, a visita possibilitou outras conexões essenciais”, enfatiza a docente.
Na Pinacoteca, Simoni relata que, “além do acervo da mostra de longa duração, os alunos puderam conhecer as exposições: Deixar ir, de Dan Lie; Entre a cabeça e a Terra: arte têxtil tradicional africana; Arte no Brasil: Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright entre outras exposições, filmes e instalações”. “A variedade de obras e diferentes formas de expressão enriquece o repertório cultural de quem visita o espaço”, completa.
Em sua avaliação, a coordenadora afirma que “a visita técnica permitiu que os alunos relacionassem a teoria estudada em sala de aula com a experiência prática, observando como a arte pode ser um reflexo das emoções e das condições sociopolíticas e culturais de diferentes épocas e contextos e, além do aspecto acadêmico, a viagem também promoveu a integração entre alunos de diferentes séries, fortalecendo o espírito de colaboração e troca de experiências entre eles. Este tipo de atividade é fundamental na formação dos alunos. A experiência de estar imerso em um ambiente artístico, como o MASP e a Pinacoteca, amplia a percepção e a sensibilidade dos alunos, algo essencial para a prática de futuros profissionais da Psicologia", finaliza.
Detalhes sobre o curso de Psicologia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
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